Prédio da Kahn Polack no século XX

Prédio da Kahn Polack no século XX

Vista das esquinas das ruas da Instalação e Municipal, do início do século XX. À direita, o prédio da Kahn Polack, hoje, ocupado pelo Palace Hotel. À esquerda, a Casa 22 Paulista.

O Palace Hotel localiza-se na avenida Sete de Setembro, n. 593, esquina com a rua da Instalação, Centro. De propriedade de Jaber e Abrahim Nadaf, sua então inauguração ocorreu em 31 de janeiro de 1953, com quarenta apartamentos. Seu primeiro gerente foi Diaz Gobinez.

Esse hotel teve sua instalação em um prédio quase centenário, onde funcionou, por um longo período, a então extinta Casa Kahn Polack. Apesar do seu edifício ter sofrido algumas reformas e adaptações ao longo dos anos, seu estilo arquitetônico, com dezesseis portas em forma de arcos, no térreo, foi assim mantido.

Em 2001, após a revitalização do centro antigo de Manaus, teve sua fachada recuperada por meio do então Projeto Manaus Belle Époque, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura – SEC. O prédio pertence, hoje, ao então Patrimônio Cultural de Manaus (Decreto Municipal 7.176, de 10 de fevereiro de 2004).

Atualmente, o Palace oferece 68 leitos, distribuídos assim por 33 Unidades Habitacionais. Além da atividade hoteleira, esse prédio abriga, em seu térreo, uma financeira e algumas lojas.

Acervo: CCPA.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , ,