Este é o acervo com vários recortes de matérias da coluna O Jornal Comenta publicada no periódico O Jornal que retratava os acontecimentos e discussões do cotidiano na cidade de Manaus.

A política do Amazonas e do Brasil

O Jornal Comenta, trata de assuntos da política Amazonense e do Brasil. Nesta edição comenta-se sobre o sr. Otávio Mangabeira e Getúlio Vargas.
Visualizar

Cunha Melo, rumos políticos

Fala-se no artigo sobre Cunha Melo, "pessoa inefável, legítima expressão de recuo moral e dignidade para o nosso estado".
Visualizar

Visita do Embaixador Português em Manaus

"Mais alguns dias Manaus estará recebendo, honrosamente, a visita do embaixador Teotonio Pereira, da República Portuguesa".
Visualizar

O sonho de Manaus ter uma Polícia de preços

"Já desistimos de apurar se há de haver época, em Manaus, em que seja possível instaurar uma Polícia de Preços [...] realmente eficiente".
Visualizar

A Semana Inglesa não vingou em Manaus

A Semana Inglesa não foi instituída, nesta capital. Não é razoável que diversas lojas mantenham suas portas entreabertas com empregados trabalhando.
Visualizar

As vendedoras de tacacá de Manaus

As vendedoras de tacacá de Manaus e a suposta perseguição por parte do Departamento de Saúde Pública do Estado. E essa luta não é de hoje.
Visualizar

Não assassinem as ruas de Manaus

As ruas de Manaus apresentam um aspecto que chama atenção negativamente, assim como as calçadas com suas irregularidades.
Visualizar

Comerciantes lucram com venda de cerveja

"Segundo estamos informados, a cerveja vem sendo, para certos comerciantes desta praça, uma fonte de lucros verdadeiramente escandalosa [...]".
Visualizar

Morrem homens na selva, Impaludismo

"O impaludismo está grassando livremente, no interior do Estado, matando os caboclos numa proporção assustadora".
Visualizar

Legião Brasileira de Assistência-LBA

Desembargador André Araújo inaugura enfermaria na Legião Brasileira de Assistência para atender a infância desvalida do Amazonas.
Visualizar

Os guardas civis e guardas noturnos

"Os guardas-civis e guardas-noturnos da cidade constituem duas das classes mais desfavorecidas que existem em Manaus".
Visualizar

Interventor Federal Sizeno Sarmento

Pegou mal a atitude de Ariolino Azevedo, ao pedir conselho ao sr. Cunha Melo, após o Interventor Sizeno Sarmento o convidar para ser prefeito de Manaus.
Visualizar

Asilo de Mendicidade Dr. Thomas

O Asilo de Mendicidade Dr. Thomas, recebeu doações das Firmas Manacapuru Industrial Limitada e J.G. Araújo e Cia para ajudar aos mendicantes.
Visualizar

A Nova Constituição Brasileira

A Nova Constituição Brasileira foi promulgada. "Depois de exaustivos trabalhos, o poder legislativo conseguiu, finalmente, fixar em táboa rasa [...]".
Visualizar

O caso dos automóveis oficiais

"Os automóveis oficiais - é verdade valha - destinam-se ao uso dos chefes de repartições em assuntos estritamente relacionados ao serviço".
Visualizar

O escândalo dos medicamentos falsificados

A falsificação de remédios, um escândalo que ocorre em todo o país e que coloca em sério perigo a saúde muito pessoas que tomam tais remédios.
Visualizar

Interventor Sizeno Sarmento

"Nós não devemos olhar os males do passado e sim para as possibilidades do futuro ..." O Interventor Sizeno Sarmento falou ao ser recepcionado no Palácio Rio Negro.
Visualizar

A inelegibilidade para governadores

Estabelece serem inelegíveis para governadores os que, até 18 meses antes da eleição, houverem exercido, interinamente, a função de presidente da República, Interventor ou governador.
Visualizar

Indenização pelos territórios

"Pleitearam, em novo impulso, a indenização do nosso Estado pela fração de terras perdidas, e mais uma vez o plenário [...] eliminou-lhes a reivindicação".
Visualizar

Mocidade Estudantina do Amazonas

A mocidade estudantina do Amazonas irá realizar a instalação, no dia de hoje, em vários pontos da cidade, de diversas bancas de queixas.
Visualizar

Parque 10 de novembro necessita de reparos

"É uma vergonha para a Prefeitura que os encarregados das obras da comuna ainda não tenham conseguido lutar contra a simples oposição de uma represa [...]".
Visualizar

Os restaurantes de Manaus

A facilidade dos proprietários dos restaurantes de Manaus em enriquecer com a facilidades em cobrar os preços mais absurdos pelas refeições servidas.
Visualizar

Independência do Brasil

"Em todos os quadrantes onde impera a bandeira auri-verde, comemora-se, hoje, o dia da Independência do Brasil".
Visualizar

Trabalhadores da Manaus Harbour

"Vem os trabalhadores da 'Harbour', em Manaus, de obter uma vitória espetacular, pela qual tiveram aumentados [...], os seus vencimentos mensais"
Visualizar

Ajuda a Escola Cinco de Julho

"Não é a primeira vez que a imprensa tem registrado os apelos do professor Arthur Bezerra, diretor da Escola Cinco de Julho, situada na Cachoeirinha [...]".
Visualizar

Getúlio Vargas e a Constituinte

"Se todos seguissem o que disse Vargas, deixando para a rua os assuntos de caráter vis-a-vis, então, quem sabe, a nossa Constituição seria promulgada a 7 de Setembro".
Visualizar

Semana inglesa para barbeiros e cabeleireiros

"É justo, portanto, que também eles tenham a vantagem decorrente das horas livres, amenizadoras das atribulações quotidianas".
Visualizar

Concurso da mais bela senhorinha do Amazonas

O Concurso da mais bela senhorinha do Amazonas, foi promovido pelas alunas do Instituto de Educação e teve como ganhadora a senhorinha Lígia de Souza Cruz.
Visualizar

Padre Agostinho Caballero Martin

Padre Agostinho Caballero Martin completou mais um ano de vida em 28.08. É considerado um dos maiores educadores salesianos e bastante querido também.
Visualizar

Um problema antigo em Manaus, habitação

" Apelamos mesmo para as pessoas que possam edificar moradias, em Manaus, a que façam, quando tenham necessidade de melhores condições de habitação [...]".
Visualizar

Posto de fiscalização do Amazonas

"O governo amazonense e, em particular, a Diretoria da Fazenda Pública, precisam voltar as suas vistas para o Posto de Fiscalização do nosso Estado [...]".
Visualizar

O Japão conquista o mundo e invade a China

"Não é mais possível iludir a gravidade da situação mundial, diante do que vem acontecendo entre os 600 milhões de chineses [...]".
Visualizar

Junta Comercial do Estado

" Há, seguramente, mais de um mês que foi encaminhado pela Cooperativa dos Bancários um requerimento à Junta Comercial do Estado [...]".
Visualizar

Músicas velhas, entusiasmo velho

"As orquestras que se vem fazendo ouvir nos salões dos nossos melhores clubes recreativos justificam, à sociedade, essa expressão paradoxal: entusiasmo morto".
Visualizar

O sempre momentoso problema

" E ainda: Por que só agora os poderes encaram de frente esse complexo problema, que tantos males já tem causado à Nação?"
Visualizar

As reclamações sobre jovens arruaceiros

Na coluna do O Jornal, o trabalho da polícia é criticado, pois, jovens que se dizem granfinos, usam os salões de festas para se embriagar.
Visualizar

Restaurantes e Cafés de Manaus

"Quem frequenta restaurantes e cafés de Manaus é testemunha da ausência completa do asseio que predomina nesse ambiente".
Visualizar

Conferência sobre Liberdade de Imprensa

"A liberdade de imprensa, como todas as demais liberdades individuais não somente compreende direitos, mas deveres".
Visualizar

Fusão de udenistas e trabalhistas

"[...] Visto do outro ângulo, e encarando a possibilidade de uma fusão de udenistas e trabalhistas, como estava sendo esperado."
Visualizar

Interventoria Federal do Amazonas

"O sr. presidente da República assinou, ontem, o decreto que deu um substituto ao dr. Júlio Nery, na Interventoria Federal do Amazonas."
Visualizar

Visita de Sizeno Sarmento

O tenente coronel Sizeno Sarmento está sendo esperado em Manaus para assumir a Interventoria Federal no Amazonas em substituição ao dr. Júlio Nery.
Visualizar

Candidatura do dr. Rui Araújo

"Já está se tornando monótono, à força cotidianamente repetido, esse vai-não-vai a que tem sido submetida a candidatura do sr. Rui Araújo."
Visualizar

O Interventor Júlio Nery

Foi destaque o discurso de Milton Lessa Marinho em Parintins por ocasião das festividades receptivas ao interventor Júlio Nery.
Visualizar

O aumento da conta de energia por conta dos artigos de luxo

Sobre a modernização dos eletrodomésticos, os chamados "artigos de luxo" pelos quais podia-se usufruir na década de 1940 e alto preço pago pela população nas contas de energia.
Visualizar

Caboclos e atravessadores

Num passeio, realizado lá pelas bandas da costa de Iranduba, encontraram com caboclos e atravessadores. Conversaram sobre a dificuldade de sobrevivência.
Visualizar

Do Amazonas para o Brasil

Desabafo sobre os ataques que ocorreram da parte de alguns constituintes sobre o Amazonas. O artigo faz a defesa do estado que, através da economia da borracha, ajudou o país.
Visualizar

Bastidores das eleições no Amazonas

Artigo sobre os bastidores das eleições para o governo do Estado do Amazonas e, a indicação do nome do dr. Rui Araújo pelo PSD e do dr. Leopoldo Amorim da Silva Neves pelo PTB.
Visualizar

Interventor do Amazonas Júlio Nery

Entrevista do interventor do Amazonas Júlio Nery concedida à imprensa de Manaus sobre medidas que seriam postas em prática em benefício da navegação, juta moradias e escolas.
Visualizar

Escola João de Deus da Colônia Portuguesa

O Luso Sporting Clube mantém com ajuda e atende, gratuitamente, os filhos de portugueses e de brasileiros que estudam na Escola João de Deus.
Visualizar

Reivindicação dos funcionários do Estado

Funcionários públicos do Estado do Amazonas fazem reivindicação sobre a mudança do horário de trabalho, devido ao calor amazônico que enfrentam as altas temperaturas no horário do almoço.
Visualizar

A Base Aérea de Manaus

A Base Aérea de Manaus, existe somente nos decretos oficiais e nada se fez para torná-la concreta, mesmo Manaus sendo o centro geográfico da Amazônia.
Visualizar

Governo constrói Casas Populares

O governo pretende construir "Casas Populares" que podem ser adquiridas por um preço razoável, atacando em cheio o problema da habitação.
Visualizar

Em Manaus há escassez de alimentos

Os alimentos estão escassos em Manaus, o mercado negro cobra preços abusivos e o caboclo não tem meios para trazer o que planta.
Visualizar

A escassez de alimentos em Manaus

"O povo sofre, faminto, e procura encontrar, em alguma parte, os alimentos...". A escassez de alimentos em Manaus é de desolação e carestia.
Visualizar

Enfermaria para menores

A Santa Casa de Misericórida pretende transformar a antiga ala de Serviço de Socorros de Urgência, em Enfermaria para menores com cerca de 40 leitos.
Visualizar

Asfaltamento das ruas de Manaus

Tupinambá Nogueira está providenciando a compra do material para asfaltar ruas de Manaus. Mas O Jornal pergunta: Como asfaltar se não são nem calçamentadas?
Visualizar

Policiais espancam civis indefesos

A Coluna O Jornal Comenta, denuncia que Todos os dias "estão se verificando cenas de espancamentos, por parte de policiais, contra civis indefesos".
Visualizar

Associação Amazonense de Imprensa

Com a gerência de Aristophano Antony há um prosseguimento dos trabalhos de construção da sede social da Associação Amazonense de Imprensa, afirma O Jornal.
Visualizar

Deixem os bumbás dançarem

Um medida policial pode impedir que os bumbás dancem nas ruas, devido a possíveis atritos entre os seus componentes ou perturbação da sossego público.
Visualizar

Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros

A Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra, é uma entidade que apoia os hansenianos de Paricatuba e Aleixo, presidida por damas da sociedade Amazonense.
Visualizar

Os trabalhadores gráficos querem a aplicação da semana inglesa

Coluna O Jornal Comenta publicada em O Jornal no dia 30 de junho de 1946 sobre a indiferença da Prefeitura à aplicação da semana inglesa para os gráficos.
Visualizar

Grande gesto do Interventor Júlio Nery

O interventor Julio Nery obteve, junto aos poderes centrais, a concessão de verba destinada a fundar 28 escolas rurais no Amazonas.
Visualizar

A hora política no Amazonas

O cenário político no Amazonas têm sido repleto de acontecimentos definidores. Em "A hora política", a coluna O Jornal Comenta informa as últimas notícias.
Visualizar

Ruas e calçadas desamparadas de Manaus

As "ruas desamparadas" e as calçadas da cidade de Manaus têm sido novamente alvo de duras críticas da coluna O Jornal Comenta, pelo descaso dos governantes.
Visualizar

As reivindicações dos trabalhadores gráficos de Manaus

As reivindicações dos trabalhadores gráficos de Manaus que aguardam o Conselho Administrativo para que julgue seu pedido para ter horas livres do sábado à tarde.
Visualizar

Seringueiros que sofrem

O drama dos seringueiros que aportaram no Amazonas, que não possuíam conforto material, auxílio médico e que padeciam em benefício do progresso desta terra.
Visualizar

A falta dágua, problema antigo

O problema antigo da falta de água nos bairros da cidade de Manaus é debatido a duras críticas na coluna O Jornal Comenta.
Visualizar

Parque 10 de Novembro necessita de um telefone

O Parque 10 de Novembro, que é refúgio do manauara nos domingos ensolarados, possui um telefone danificado e a coluna O Jornal Comenta cobra resultados.
Visualizar

Departamento de Saúde Pública

O diretor do Departamento de Saúde Pública do Estado do Amazonas, declarou que será instalado um dispensário para tratamento de moléstias venéreas, com 30 leitos.
Visualizar

Os marchantes de Manaus

Foi suspensa a matança dos rebanhos do Baixo Amazonas, que alimentavam a população manauara. Permitindo o revesamento da produção nos campos ribeirinhos.
Visualizar

Companhia de Comédia Alma Flora

A Companhia de Comédia Alma Flora, se apresentou no Templo resplandecente do Teatro Amazonas, brindando-nos com suas notáveis peças.
Visualizar

Candidatos ao governo no Amazonas

Surgem cogitações sobre os possíveis interventores concorrerem como candidatos ao governo, entre eles, figuram o nome do sr. Júlio Nery.
Visualizar

Educandários de Manaus

Pais de alunos reclamam da exploração nos Educandários de Manaus, principalmente em internatos, que cobram preços abusivos além da mensalidade.
Visualizar

Aumento no preço do açúcar

Em reunião com os grandes comerciantes do Amazonas, na Associação Comercial do Amazonas, foi debatido o aumento de um cruzeiro no preço do açúcar refinado.
Visualizar

Batalha Naval de Riachuelo

O Brasil em comemoração ao feito naval de Riachuelo e relembra os feitos heroicos de Barroso e Greenhalgh que ficaram na história.
Visualizar

A falta de trigo em Manaus

A carência de pão em Manaus tem atingido toda a população. A causa é falta de trigo que provem da Argentina.
Visualizar

Estivadores da Manaus Harbour

Os estivadores da Manaus Haurbour estão pleitiando um aumento de salário, almejam vencimentos maiores. Pois lidam de sol a sol com o peso dos fardos.
Visualizar

Presidente Getúlio Vargas

Discussões sobre a situação do presidente Getúlio Vargas. Novamente na história partidária, diante de uma grande interrrogação. O Jornal em 05 de junho de 1946.
Visualizar