No acervo Gazetilhas você vai encontrar uma variedade de recortes feitos para esta coluna do periódico O Jornal que tratava de política e dos acontecimentos mais relevantes na cidade de Manaus e no Brasil.

Peculiaridades Políticas da Região Norte

As Peculiaridades Políticas da Região Norte. Os problemas brasileiros devem ser vistos e examinados e ter solução nacional.
Visualizar

Navio Alegria transporta pirarucu

O navio Alegria, trouxe do rio Solimões uma partida de 30,510 kg de pirarucu, a serem entregues os srs. Oscar Santos & Cia e Martins Pinheiro & Cia.
Visualizar

Sessão do Conselho Penitenciário

Entre outros assuntos de importância, será submetido aos conselheiros um parecer sobre o livramento condicional de Amâncio Rangel de Farias.
Visualizar

Serviço de Limpeza Pública

Está em negociação para a compra de uma motocicleta com "side-car", carrinho lateral, para uso de funcionário encarregado da fiscalização do Serviço de Limpeza Pública.
Visualizar

Serviço de Fomento Agrícola do Estado

Demétrio Hermes de Araújo assumiu cargo de diretor técnico do Serviço de Fomento Agrícola do Estado, durante a ausência do titular efetivo.
Visualizar

Audiências com Interventor Federal

Fica suspenso as audiências públicas, com o Interventor Federal, devido ao acúmulo de serviço proveniente das próximas eleições.
Visualizar

Professor Albino Dantas

O Professor Albino Dantas, que exercia a função de diretor artístico da Rádio Baré e era visto com bons olhos pelos ouvintes, pediu demissão da Rádio.
Visualizar

Partido Social Democrático

O diretório do Partido Social Democrático, realizou um comício de propaganda política na praça principal do bairro de Constantinópolis.
Visualizar

O Mercado Público e a carne verde

No Mercado Público houve uma fartura de carne verde. O administrador do mercado agiu e evitou que saísse uma grande quantidade de carne
Visualizar

Serviço de Fomento Agrícola do Estado

Já foram distribuídas pelo Serviço de Fomento Agrícola do Estado 1.961 quilos de sementes de juta destinadas à próxima safra.
Visualizar

Navio Vitória encalhado

Pelo navio Belo Horizonte seguiram os profissionais que compõem a guarnição do Navio Vitória que seguiram para Belém.
Visualizar

Cargo de diretor das armas

Nota sobre a exoneração do general Ângelo Mendes de Morais, do cargo de diretor das Armas, e nomeação do general Mário Ramos.
Visualizar

Trabalhadores de Carne verde Foram Multados

Por infração do Código de Posturas de Manaus foram multados os trabalhadores Nestor Paulo, Tomé Antunes, Antonio Leite e Manuel Alves dos Santos.
Visualizar

Cordão de Foliões Brigue Constantinópolis

O Brigue Constantinópolis como todos sabem, é uma organização de rapazes, que tem a sua frente José Maria Pereira, num total de 17 oficiais e 25 marujos.
Visualizar

Construção da Escola Agronômica do Amazonas

A Presidência da União dos Estudantes do Amazonas convida a classe estudantil para a reunião sobre a construção da Escola Agronômica do Amazonas.
Visualizar

A falta de água na cidade de Manaus

As torneiras não pinçam, nem respingam, são meros ornamentos, e em todas as casas os chuveiros estão com teias de aranhas, há um tempo não funcionam.
Visualizar

Doação a Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros

A Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra recebeu roupas de bebês, um carneiro e instrumentos musicais.
Visualizar

Inaugurado curso de inglês

Este novo curso foi instalado a Rua Joaquim Nabuco, 227, no centro de Manaus. As aulas seriam ministradas no período noturno e diurno.
Visualizar

Engenheiro Jaime Araújo

Após o fim das eleições, voltou ao cargo de Prefeito de Manaus o engenheiro Jaime Araújo.
Visualizar

Sociedade Progressista do Bairro de Cachoeirinha

No Bairro de Cachoeirinha, por meio de pessoas de destaque e comerciantes, seria criado uma agremiação denominada Sociedade Progressista do Bairro de Cachoeirinha.
Visualizar

Escola de corte costura e bordado São José

O representante da Coluna Gazetilhas foi convidada para a solenidade de entrega dos diplomas das alunas da Escola de Corte Costura e Bordado São José, no Grupo Escolar Saldanha Marinho.
Visualizar

Manaus Harbour Limited teve Pedido Negado

O ministro da Aeronáutica indeferiu pedido da Manaus Harbour Limited que solicitava concessão de terrenos situados no Aeroporto de Ponta Pelada.
Visualizar

Consulado Norte Americano em Manaus

O Consulado Norte Americano, deixou na Associação Comercial do Amazonas, um catálogo sobre as indústrias e comércios americanos, organizado por Thomas Publishing Company.
Visualizar

Departamento de Saúde do Estado

Soubemos que o Interventor Federal baixará um ato para equiparação dos vencimentos dos médicos do Serviço de Socorros de Urgência, aos sanitaristas do Departamento de Saúde do Estado.
Visualizar

Diretor da Faculdade de Direito do Amazonas

A Faculdade de Direito do Amazonas tem um novo diretor. Por ofício foi confirmado o nome do dr. José Alves de Sousa Brasil.
Visualizar

Demissão do Diretor dos Serviços Técnicos do Estado

Há rumores de que o dr. Jatir Pucú de Aguiar teria pedido demissão do cargo de diretor dos Serviços Técnicos do Estado. Por não aguentar mais as cobranças pela falta de água na cidade.
Visualizar

Serventes para o Mercado Público

O Administrador do Mercado Público, Alfredo Paes Barreto, fala do decreto assinado pelo Prefeito Jaime Araújo.
Visualizar

Escola Técnica de Comércio Solon de Lucena

Em comemoração a Proclamação da República, realizar-se-á na Escola Técnica de Comércio Solon de Lucena uma sessão cinematográfica.
Visualizar

Nomeação para o cargo de delegado

O Interventor Federal do Amazonas nomeou o dr. Helso Ribeiro ao cargo de Delegado de Segurança Política e Social.
Visualizar

Funcionalismo Público, Civil e Militar

O aumento de vencimentos ao funcionalismo público civil e militar será concedido, a título provisório, pelo Presidente da República.
Visualizar

Ministro do Brasil na Suíça

Foi nomeado por decretou, para ministro do Brasil, na Suíça, o ministro Mário Moreira da Silva, atual diretor geral do Conselho Federal do Comércio Exterior.
Visualizar

Diretoria da Fazenda Pública

A Diretoria da Fazenda Pública, recebeu a visita do sr. Interventor Federal, desembargador Emiliano Stanislau Afonso e do Secretário Geral de Estado o Professor Péricles Morais.
Visualizar

Chefe de Polícia do Estado

Temos informações de que será nomeado Chefe de Polícia do Estado o dr. Paulo Jobim, professor contratado da Faculdade de Direito.
Visualizar

Compra da Lancha do Estado

Foi oferecido a quantia de Cr$ 60.000,00, pelo senhor Adalmir Braga de Sousa pela compra da lancha Onça, de propriedade do Estado.
Visualizar

Sociedade Amazonense de Imprensa Estudantil

Será homenageado pela Sociedade Amazonense de Imprensa Estudantil, o dr. Álvaro Maia que tem a admiração e respeito dos jovens jornalistas.
Visualizar

Conselho Administrativo do Estado

Como é de praxe o dr. Júlio Nery, encaminhou ao chefe da Nação seu pedido de exoneração ao Conselho Administrativo do Estado.
Visualizar

Diretoria do Luso Sporting Clube

O espetáculo "Gaspar o serralheiro" será apresentado no palco da Sede do Luso Sporting Clube. O drama jamais será esquecido por quem o assistir.
Visualizar

Território do Rio Branco

Segundo notícia da Coluna Gazetilhas o Território do Rio Branco está sem seu governador que pediu demissão do cargo.
Visualizar

Estados Unidos Reconhece Governo da Venezuela

Foi reconhecido pelos Estados Unidos o Governo Venezuelano. Isto após consultar outros governos americanos, anunciou o Departamento de Estado.
Visualizar

Inauguração da Biblioteca Agnello Bittencourt

O Diretório dos Estudantes da Escola Técnica de Comércio Sólon de Lucena dará a nova Biblioteca o nome do professor Agnello Bittencourt, fundador da Escola.
Visualizar

Instalação do Partido de Representação Popular

Foi instalado, o Partido de Representação Popular à avenida Eduardo Ribeiro, altos do Bazar Fátima. O Partido empossou a diretoria estadual provisória.
Visualizar

Subsídio dos Deputados Estaduais

A Nova Constituição do Amazonas, outorgada pelo Interventor Álvaro Maia estabelece que só pode ser eleito Deputado Estadual o cidadão que tiver mais de 5 anos residindo no Estado.
Visualizar

Nova Constituição do Amazonas

A Nova Constituição do Estado do Amazonas, promulgada pelo Interventor Federal Álvaro Maia, será publicada no Diário Oficial do Estado na edição de 27 de outubro de 1945.
Visualizar

Salário dos Estivadores do Porto

O pagamento de Salário dos Estivadores do Porto, pela agência local do Lloyd Brasileiro, estava agitando a imprensa manauara.
Visualizar

Comissão Municipal de Preços

A Comissão Municipal de Preços tabelou em Cr$ 188,00 o preço do açúcar chegado a Manaus e que poderá acarretar prejuízo ao comércio atacadista.
Visualizar

Parabenizações ao Desembaragdor

O Desembargador Sadoc Pereira foi promovido a membro do Tribunal de Apelação do Estado e seus amigos e admiradores vão lhe prestar uma homenagem.
Visualizar

Stand de Tiro Olavo Bilac

A inauguração do Stand de Tiro Olavo Bilac, cujas obras estão em vias de conclusão, será no dia 16 de dezembro de 1945, afirma a coluna Gazetilhas.
Visualizar

Padre Pena Vigário de Humaitá

O Padre Pena Vigário de Humaitá, cidade do Rio Madeira, comunicou ao Interventor Federal que teve início os trabalhos de construção do prédio do Patronato.
Visualizar

Desembargador André Vidal de Araújo

Desembargador André Vidal de Araújo, Presidente da Cruz Vermelha no Amazonas, decidiu construir casas no bairro de Constantinópolis para as vítimas do incêndio ocorrido no bairro.
Visualizar

A Renúncia do Presidente da ACA

A Associação Comercial do Amazonas, ACA, tem um novo presidente, o dr. Álvaro Bandeira de Melo que substituiu o senhor Waldemar Pinheiro de Sousa que renunciou.
Visualizar

Alistamento eleitoral em Manacapuru

O alistamento ultrapassou as expectativas mais otimistas. Até porque tem eleitores que chegaram ao município de canoa. O trabalho é realizado sem horário fixo.
Visualizar

Proprietário da loja Chico Preto

Proprietário da loja Chico Preto, situada na Avenida Sete de Setembro em Manaus, é ameaçado por ter colocado em sua vitrine um retrato do brigadeiro Eduardo Gomes.
Visualizar

Gratificações aos Empregados Assalariados

A Papelaria Velho Lino e a empresa J.G. Araújo, gratificaram seus funcionários.
Visualizar

O Interventor Álvaro Maia

O Interventor Federal Álvaro Maia, autoriza o pedido de reintegração do antigo coletor de rendas estadual em Coari, João Batista de Carvalho.
Visualizar

Grêmio Literário Araújo Filho

Foi fundado na União dos Estudantes do Amazonas -UEA- o Grêmio Literário "Araújo Filho". Fazem parte do Grêmio os legítimos valores do Colégio Estadual do Amazonas e do Colégio D. Bosco.
Visualizar

Exames no Instituto de Educação

Segundo O Gazetilhas, uma fonte segura confirmou que o Interventor Federal, baixará um Ato antecipando os exames no Instituto de Educação para o mês de outubro.
Visualizar

Chefe de Polícia do Estado Solicita Afastamento

Em requerimento enviado ao Interventor Federal pelo dr. Paulo Marinho, chefe de Polícia do Estado, o mesmo solicita 90 dias de licença do cargo.
Visualizar

Doação para o Acervo da Biblioteca Pública

O Diretor da Biblioteca Pública do Estado do Amazonas, Genesino Braga, recebeu cerca de 10.000 livros para a reconstrução do acervo.
Visualizar

Presidente Getúlio Vargas

O Presidente Getúlio Vargas aprovou o parecer da D.A.S.P favorável ao Programa de Trabalhos organizados pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Visualizar

Falecimento de Antonio Lourenço Camelo Junior

Em destaque o falecimento de Antonio Lourenço Camelo Junior, amazonense e sócio da firma Camelo, Irmão e Companhia, aos 31 anos em Portugal.
Visualizar

Sem açúcar no município de Codajás

Na cidade de Codajás não existe açúcar e os regatões que por ali passam não querem vender esse artigo de primeira necessidade, afirma Gazetilhas.
Visualizar

Incêndio no Bairro de Constantinópolis

10 moradias foram incendiadas no bairro de Constantinópolis. Alguns moradores sofreram queimaduras de 2º grau.
Visualizar

Coluna Notas Escolares Agradece as doações

No Gazetilhas do O Jornal, a Coluna Notas Escolares agradeceu as pessoas que fizeram donativos ao Grupo Escolar Carvalho Leal por ocasião da Semana da Pátria.
Visualizar

Centro Estudantil Plácido Serrano

O Presidente do Centro Estudantil Plácido Serrano convocou os ginasianos do Colégio Estadual do Amazonas para reunião do Centro Estudantil.
Visualizar

Fiscalização na Manaus Tramways

O dr. Edmundo Levy, delegado regional do Ministério do Trabalho, esteve nos escritórios da Manaus Tramways para fiscalizar os direitos dos empregados.
Visualizar

O ilustre dr. Waldemar Pedrosa

Reassumiu seu cargo de Procurador Regional da República, o senhor Waldemar Pedrosa.
Visualizar

Proibida a saída de sementes de Hevea

O Presidente da República proibiu por Decreto-Lei a saída de mudas, semente, estacas e partes vivas de plantas dos gêneros Hevea.
Visualizar

Falta de saneamento em Manaus

Além da falta de saneamento em Manaus, a falta de água também ocorre nas nas ruas Silva Ramos e Ferreira Pena, onde existe lama e mosquitos que atentam contra a saúde dos moradores.
Visualizar

Morador Reclama de Funcionário da Prefeitura

Um tratorista da Prefeitura tapou a única boca de lobo que escorria água servida da avenida Getúlio Vargas, causando o acúmulo de agua deixando um odor insuportável.
Visualizar

Pinacoteca doa Quadros para a Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Amazonas irá receber da Pinacoteca da Prefeitura valiosos quadros para comporem seu acervo.
Visualizar

Serviço Nacional de Recenseamento

Segundo Giorgio Mortara, do Serviço Nacional de Recenseamento, Em 1º de janeiro de 1945, o Brasil possuía 45.300.00 habitantes, o Amazonas 469.567 habitantes e a região Norte 1.637.960.
Visualizar

Caminhões do Serviço de Limpeza Pública

Segundo nota no Gazetilhas, o Prefeito Couto Vale adquiriu no Estado do Rio de janeiro dois caminhões que serão usados no Serviço de Limpeza Pública de Manaus.
Visualizar

Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos

Irineu Francisco da Silva foi readmitido na função de rádio-telegrafista da Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos do Amazonas e Acre.
Visualizar

Juiz Tutelar de menores de Manaus

Foi baixado uma Portaria pelo dr. Arnoldo Peres, Juiz Tutelar de menores, censurando dois vigilantes por terem sido vistos bebendo num cabaré na capital.
Visualizar

Sociedade Beneficente Portuguesa

Introduza em seus Estatutos, da Sociedade Beneficente Portuguesa, artigo proibitivo da admissão de sócios brasileiros natos ou naturalizados.
Visualizar

Biblioteca Pública do Estado

Milhares de volumes preciosos foram doados para a Biblioteca Pública do Estado. As doações ocorreram por causa do incêndio que acometeu a Biblioteca na madrugada do dia 22 de agosto.
Visualizar

Prefeito de Manaus Couto Vale

A Coluna Gazetilhas informou aos leitores que o Prefeito Couto Vale dispensará o pagamento de impostos daqueles que pretender pintar as fachadas dos prédios da cidade.
Visualizar

Incêndio na Lojas Brasileiras

Há vinte anos atrás um Incêndio, onde se localiza a Lojas Brasileiras no centro de Manaus, deixou somente as paredes de pé. Lá funcionava a Loja de Modas feminina Madame Marie.
Visualizar

Incêndio destrói a Biblioteca Pública do Amazonas

Na madrugada do dia 22 de agosto de 1945, um incêndio destruiu a Biblioteca Pública do Amazonas, sobrando somente 60 livros de seu acervo.
Visualizar