Acervo de imagens das colunas escritas pelo Geógrafo, administrador e historiador Agnello Bittencourt para O Jornal. Além disso Agnello também foi membro da Academia Amazonense de Letras, além de prefeito da cidade de Manaus entre os anos de 1909 e 1910.

Bater em outra porta, de Agnello Bittencourt

Agnello Bittencourt escreve sobre a recusa da União em repassar a importância dos 3% de que se trata o art. 199 da Constituição da República destinadas a melhoramentos na Amazônia.
Visualizar

Uma região próspera, de Agnello Bittencourt

Agnello Bittencourt em seu artigo escreve sobre a região do Careiro, compreendido Cambixe tratado como celeiro de Manaus. Produtor de leite, manteiga e queijo.
Visualizar

Melhoramentos da Amazônia: Bases de Reparos Navais

Como complemento dos serviços de transportes da Amazônia é necessário a montagem de estaleiro em Manaus, pois, os que existem não são suficientes.
Visualizar

Melhoramentos da Amazônia: Desobstrução dos Rios

A quantidade de pedras deveriam ser eliminadas para a desobstrução dos rios e é necessário que se construam embarcações compatíveis aos rios da Amazônia.
Visualizar

Melhoramentos da Amazônia: Constituição de um Plano

Melhoramentos da Amazônia, artigo em que Bittencourt fala que a Carta Magna em seu artigo 199 dispõe de 3% da arrecadação da República, para se utilizar no desenvolvimento da região.
Visualizar

Administração e urbanismo de Manaus, de Agnello Bittencourt

Precisamos deixar de ser aldeia de palperis. Precisamos de um Plano Geral que faça com que a Prefeitura trabalhe na harmonização de Manaus.
Visualizar

Parques regionais, de Agnello Bittencourt

Parques regionais, de Agnello Bittencourt. Neste artigo Bittencourt fala sobre a necessidade de se criar Parques naturais em cada região do Brasil com suas características e paisagem típica.
Visualizar

A lenda do Uirapurú, de Agnello Bittencourt

A lenda do Uirapurú, de Agnello Bittencourt. Não há dúvida, o Uirapurú, bem preparado, é para a nossa gente do interior, o guia, o oráculo da felicidade, no trabalho, no descanso e no amor.
Visualizar

As Lendas da Noite de São João, de Agnello Bittencourt

O povo de antigamente era bastante crente. Não há mais os banhos de cheiros. Os jovens de hoje, desconhecem as crendices de nossos avós. Boas lembranças juninas.
Visualizar

Entrevista com o dr. Auger, de Agnello Bittencourt

Em entrevista com o dr. Auger, o cientista fala que o povoamento e aproveitamento da Amazônia constituem um problema de aclimatização.
Visualizar

Praias, Gaivotas e Maçaricos, de Agnello Bittencourt

Praias, gaivotas e maçaricos, artigo de Agnello Bittencourt. Não há dúvida que as gaivotas e maçaricos são as joias de nossas praias e constituem, por isso, o fascínio de sua beleza.
Visualizar

Rua Cândido Mariano, uma revindicação, de Agnello Bittencourt

Artigo fala sobre a homenagem ao militar Cândido José Mariano que lutou na Batalha de Canudos em 1897. Em sua homenagem, em Manaus existe uma que leva seu nome.
Visualizar

A Amazônia lograda, de Agnello Bittencourt

A Amazônia lograda, de Agnello Bittencourt. O artigo descreve que a opulenta região da Amazônia foi mais uma vez lograda.
Visualizar

Os Larápios, de Agnello Bittencourt

Já se foi o dia em que podíamos dormir de portas abertas e que as casas comerciais dispensavam os cofres fortes, pois se guardavam as grandes quantias em gavetas.
Visualizar

Melhoramentos da Amazônia: Estradas de rodagens

Agnello Bittencourt em seu artigo "Melhoramentos da Amazônia: Estradas de rodagens". Segundo Bittencourt, virou mania não se concluir o trabalho deixado pelo governo anterior.
Visualizar

Dia de Finados, de Agnello Bittencourt

Agnello Bittencourt no artigo sobre o Dia de Finados descreve que é justo que sintamos saudades dos que já se foram. Agnello fala de sua impressão ao adentrar no Cemitério São João Batista.
Visualizar

A samaumeira do Ayapuá, de Agnello Bittencourt

Este belo exemplar do mundo vegetal foi filmada por Silvino Santos em 1921, para o filme "O País das Amazonas". Portanto, a samaumeira do ayapuá é uma sentinela dos séculos.
Visualizar

Maguari, sentinela do lago, de Agnello Bittencourt

O Maguarí é um sentinela covarde, nunca seria um soldado de Pompeia, pois foge ao menor barulho. Aoo ouvir o esturro da onça na floresta, levanta o voo e vai pousar em outra árvore.
Visualizar

Necessidade de uma Empresa Predial, de Agnello Bittencourt

Agnello Bittencourt em seu artigo, comenta que Manaus precisa de uma empresa predial, rara é a capital que não tem uma organização desta natureza.
Visualizar

Balanço entre duas épocas, de Agnello Bittencourt

Balanço entre duas épocas, de Agnello Bittencourt. Em seu artigo no O Jornal Bittencourt descreve sobre o passado (1910) e o futuro da cidade de Manaus (1946).
Visualizar

Exposições e feiras, de Agnello Bittencourt

Estamos a cogitar meios que façam com que nossa cidade torne-se um lugar onde os preços dos alimentos não sejam muito caros. Para isto serão realizadas exposições e feiras com os produtores.
Visualizar

Desobstrução dos rios, um apelo aos Representantes do Estado

Acontece, todavia, que "esses caminhos que andam" nem sempre são livres à navegação, pois apresentam em certos trechos, paus e pedras de fácil destruição, sobretudo nos baixos rios.
Visualizar

No arraial da política, de Agnello Bittencourt

Em seu artigo escreve sobre a carta enviada pelo Marquês de Pombal, ministro de D. José I, ao capitão general Mello e Póvoas, quando este ia assumir o governo da Capitania do Maranhão.
Visualizar

Benefício enganoso, fome verdadeira, de Agnello Bittencourt

No conto, o governo não deixa desprotegida a agricultura, pois é do campo que se tira a riqueza de um país.
Visualizar

Pensamentos soltos, sobre política

Pensamentos soltos, sobre política. Artigo de Agnello Bittencourt que trata sobre política, voto livre e secreto. O Jornal, 25 de julho de 1946.
Visualizar