Neste acervo histórico você vai encontrar recortes de artigos e colunas publicadas nos principais jornais que circulavam no estado do Amazonas, abordando assuntos e notícias da região Norte, do Brasil e do mundo.

A política do Amazonas e do Brasil

O Jornal Comenta, trata de assuntos da política Amazonense e do Brasil. Nesta edição comenta-se sobre o sr. Otávio Mangabeira e Getúlio Vargas.
Visualizar

Cunha Melo, rumos políticos

Fala-se no artigo sobre Cunha Melo, "pessoa inefável, legítima expressão de recuo moral e dignidade para o nosso estado".
Visualizar

Manaos Tramways, um caso de polícia

M. J. Antunes alerta sobre os problemas com a falta de luz e bondes na cidade de Manaus e pede que o Estado tente uma atitude enérgica contra os abusos da Manaos Tramways.
Visualizar

Novo calçamento da Marques de Santa Cruz

O jornal A Gazeta aborda o início do trabalho de recomposição do calçamento da rua Marques de Santa Cruz e demais artérias do centro de Manaus.
Visualizar

O Deputado Federal Antóvila Mourão Vieira

Reportagem sobre a falta de compromisso do Deputado Federal pelo Amazonas Antóvila Mourão Vieira, da UDN, com os problemas do Estado.
Visualizar

A renúncia do Secretário da UDN

O Secretário da União Democrática Nacional (UDN), deputado Júlio de Carvalho Filho renuncia ao cargo após enviar carta ao presidente da executiva.
Visualizar

Nova tática de Antóvila Mourão Vieira

A Coluna De Relance, aborda a mudança de tática política utilizada pelo deputado Antóvila Mourão Vieira. A arma usada era a da intriga, agora será a mentira.
Visualizar

Assembleia Geral do Rio Negro Clube

A Gazeta destaca a reunião da Assembleia Geral do Atlético Rio Negro Clube, realizada em seu salão dos espelhos.
Visualizar

Peculiaridades Políticas da Região Norte

As Peculiaridades Políticas da Região Norte. Os problemas brasileiros devem ser vistos e examinados e ter solução nacional.
Visualizar

Comemoração de 1 ano da Revolução de 1964

Em sua coluna no O Jornal, quase um ano após a revolução ocorrida no Brasil, Aristóphano Antony faz um balanço dos seus principais resultados.
Visualizar

Campanhas Políticas vão Mudar após Reforma Eleitoral

Os candidatos e seus camelots, bem como os pasquineiros que fariam Aretino corar de vergonha, com insistência em democracia e liberdade.
Visualizar

Bater em outra porta, de Agnello Bittencourt

Agnello Bittencourt escreve sobre a recusa da União em repassar a importância dos 3% de que se trata o art. 199 da Constituição da República destinadas a melhoramentos na Amazônia.
Visualizar

Uma região próspera, de Agnello Bittencourt

Agnello Bittencourt em seu artigo escreve sobre a região do Careiro, compreendido Cambixe tratado como celeiro de Manaus. Produtor de leite, manteiga e queijo.
Visualizar

Melhoramentos da Amazônia: Bases de Reparos Navais

Como complemento dos serviços de transportes da Amazônia é necessário a montagem de estaleiro em Manaus, pois, os que existem não são suficientes.
Visualizar

Melhoramentos da Amazônia: Desobstrução dos Rios

A quantidade de pedras deveriam ser eliminadas para a desobstrução dos rios e é necessário que se construam embarcações compatíveis aos rios da Amazônia.
Visualizar

Melhoramentos da Amazônia: Constituição de um Plano

Melhoramentos da Amazônia, artigo em que Bittencourt fala que a Carta Magna em seu artigo 199 dispõe de 3% da arrecadação da República, para se utilizar no desenvolvimento da região.
Visualizar

Administração e urbanismo de Manaus, de Agnello Bittencourt

Precisamos deixar de ser aldeia de palperis. Precisamos de um Plano Geral que faça com que a Prefeitura trabalhe na harmonização de Manaus.
Visualizar

Parques regionais, de Agnello Bittencourt

Parques regionais, de Agnello Bittencourt. Neste artigo Bittencourt fala sobre a necessidade de se criar Parques naturais em cada região do Brasil com suas características e paisagem típica.
Visualizar

A lenda do Uirapurú, de Agnello Bittencourt

A lenda do Uirapurú, de Agnello Bittencourt. Não há dúvida, o Uirapurú, bem preparado, é para a nossa gente do interior, o guia, o oráculo da felicidade, no trabalho, no descanso e no amor.
Visualizar

As Lendas da Noite de São João, de Agnello Bittencourt

O povo de antigamente era bastante crente. Não há mais os banhos de cheiros. Os jovens de hoje, desconhecem as crendices de nossos avós. Boas lembranças juninas.
Visualizar

Entrevista com o dr. Auger, de Agnello Bittencourt

Em entrevista com o dr. Auger, o cientista fala que o povoamento e aproveitamento da Amazônia constituem um problema de aclimatização.
Visualizar

Praias, Gaivotas e Maçaricos, de Agnello Bittencourt

Praias, gaivotas e maçaricos, artigo de Agnello Bittencourt. Não há dúvida que as gaivotas e maçaricos são as joias de nossas praias e constituem, por isso, o fascínio de sua beleza.
Visualizar

Rua Cândido Mariano, uma revindicação, de Agnello Bittencourt

Artigo fala sobre a homenagem ao militar Cândido José Mariano que lutou na Batalha de Canudos em 1897. Em sua homenagem, em Manaus existe uma que leva seu nome.
Visualizar

A Amazônia lograda, de Agnello Bittencourt

A Amazônia lograda, de Agnello Bittencourt. O artigo descreve que a opulenta região da Amazônia foi mais uma vez lograda.
Visualizar

Os Larápios, de Agnello Bittencourt

Já se foi o dia em que podíamos dormir de portas abertas e que as casas comerciais dispensavam os cofres fortes, pois se guardavam as grandes quantias em gavetas.
Visualizar

Melhoramentos da Amazônia: Estradas de rodagens

Agnello Bittencourt em seu artigo "Melhoramentos da Amazônia: Estradas de rodagens". Segundo Bittencourt, virou mania não se concluir o trabalho deixado pelo governo anterior.
Visualizar

Dia de Finados, de Agnello Bittencourt

Agnello Bittencourt no artigo sobre o Dia de Finados descreve que é justo que sintamos saudades dos que já se foram. Agnello fala de sua impressão ao adentrar no Cemitério São João Batista.
Visualizar

A samaumeira do Ayapuá, de Agnello Bittencourt

Este belo exemplar do mundo vegetal foi filmada por Silvino Santos em 1921, para o filme "O País das Amazonas". Portanto, a samaumeira do ayapuá é uma sentinela dos séculos.
Visualizar

Maguari, sentinela do lago, de Agnello Bittencourt

O Maguarí é um sentinela covarde, nunca seria um soldado de Pompeia, pois foge ao menor barulho. Aoo ouvir o esturro da onça na floresta, levanta o voo e vai pousar em outra árvore.
Visualizar

Necessidade de uma Empresa Predial, de Agnello Bittencourt

Agnello Bittencourt em seu artigo, comenta que Manaus precisa de uma empresa predial, rara é a capital que não tem uma organização desta natureza.
Visualizar

Balanço entre duas épocas, de Agnello Bittencourt

Balanço entre duas épocas, de Agnello Bittencourt. Em seu artigo no O Jornal Bittencourt descreve sobre o passado (1910) e o futuro da cidade de Manaus (1946).
Visualizar

Exposições e feiras, de Agnello Bittencourt

Estamos a cogitar meios que façam com que nossa cidade torne-se um lugar onde os preços dos alimentos não sejam muito caros. Para isto serão realizadas exposições e feiras com os produtores.
Visualizar

Desobstrução dos rios, um apelo aos Representantes do Estado

Acontece, todavia, que "esses caminhos que andam" nem sempre são livres à navegação, pois apresentam em certos trechos, paus e pedras de fácil destruição, sobretudo nos baixos rios.
Visualizar

No arraial da política, de Agnello Bittencourt

Em seu artigo escreve sobre a carta enviada pelo Marquês de Pombal, ministro de D. José I, ao capitão general Mello e Póvoas, quando este ia assumir o governo da Capitania do Maranhão.
Visualizar

Benefício enganoso, fome verdadeira, de Agnello Bittencourt

No conto, o governo não deixa desprotegida a agricultura, pois é do campo que se tira a riqueza de um país.
Visualizar

Uma Análise Social sobre Comportamento

Assim é a vida. Os que são hoje afortunados, amanhã poderão, por esses reveses da sorte, serem atirados a desgraça e ao maior dos infortúneos.
Visualizar

As Eleições no Brasil em 1965

Nas próximas eleições em 1965, os discursos dos políticos, espetáculos verbais ditos em praça pública pelos que nem sabem o que é Democracia.
Visualizar

O Editorial do Estado de São Paulo Sobre a Situação Nacional

O jornal O Estado de São Paulo que se proclama o verdadeiro orientador da opinião pública brasileira. Publicou em sua edição a real situação nacional.
Visualizar

A Lei das Incompatibilidades e o Congresso Nacional

O Congresso Nacional não a aprovará, a Lei das Incompatibilidades, elaborada pelos assessores do presidente Castelo Branco.
Visualizar

Ascenção das Mediocridades na Política Brasileira

É preferível para elas o ignorante, que seja dócil, sem vontade própria e sem discernimento, ao erudito que não se deixa, sem protesto, dominar e vencer pelos velhacos da política nacional.
Visualizar

Câmara dos Deputados Tenta Aprovar Lei das Incompatibilidades

Integralmente a Lei das incompatibilidades não será aprovada como deseja a Câmara dos Deputados.
Visualizar

Lei das incompatibilidades Chega ao Congresso Nacional

Contrariamente ao esperado, a Lei das Incompatibilidades que o governo mandou para a apreciação do legislativo, não é drástica como se imaginava, mas branda.
Visualizar

As diferenças entre a República Velha e a política em 1965

Se na República Velha os defeitos eram muitos, as virtudes também existiam. Se um partido perdia, ficando na oposição, os seus elementos continuavam fieis aos seus programas.
Visualizar

Navio Alegria transporta pirarucu

O navio Alegria, trouxe do rio Solimões uma partida de 30,510 kg de pirarucu, a serem entregues os srs. Oscar Santos & Cia e Martins Pinheiro & Cia.
Visualizar

Sessão do Conselho Penitenciário

Entre outros assuntos de importância, será submetido aos conselheiros um parecer sobre o livramento condicional de Amâncio Rangel de Farias.
Visualizar

Serviço de Limpeza Pública

Está em negociação para a compra de uma motocicleta com "side-car", carrinho lateral, para uso de funcionário encarregado da fiscalização do Serviço de Limpeza Pública.
Visualizar

Serviço de Fomento Agrícola do Estado

Demétrio Hermes de Araújo assumiu cargo de diretor técnico do Serviço de Fomento Agrícola do Estado, durante a ausência do titular efetivo.
Visualizar

Audiências com Interventor Federal

Fica suspenso as audiências públicas, com o Interventor Federal, devido ao acúmulo de serviço proveniente das próximas eleições.
Visualizar

Manifesto da Liga Democrática Nacional

O Manifesto da Liga Democrática Nacional deverá ser divulgado no país. Integram essa agremiação os oficiais ligados ao movimento 31 de março.
Visualizar

Professor Albino Dantas

O Professor Albino Dantas, que exercia a função de diretor artístico da Rádio Baré e era visto com bons olhos pelos ouvintes, pediu demissão da Rádio.
Visualizar

Partido Social Democrático

O diretório do Partido Social Democrático, realizou um comício de propaganda política na praça principal do bairro de Constantinópolis.
Visualizar

O Mercado Público e a carne verde

No Mercado Público houve uma fartura de carne verde. O administrador do mercado agiu e evitou que saísse uma grande quantidade de carne
Visualizar

Os Problemas de Alimentação e Transporte na Amazônia

Eram positivas suas intenções, mas os contratempos apareceram e interromperam a execução de seu trabalho. O povo do sul não tem noção do tamanho do nosso Estado.
Visualizar

Serviço de Fomento Agrícola do Estado

Já foram distribuídas pelo Serviço de Fomento Agrícola do Estado 1.961 quilos de sementes de juta destinadas à próxima safra.
Visualizar

Navio Vitória encalhado

Pelo navio Belo Horizonte seguiram os profissionais que compõem a guarnição do Navio Vitória que seguiram para Belém.
Visualizar

A Gestão Presidencial de João Goulart

Vai para três meses que escrevi um comentário sobre os inquéritos feitos em todo o país e que estão parados, um pouco suspeito.
Visualizar

Cargo de diretor das armas

Nota sobre a exoneração do general Ângelo Mendes de Morais, do cargo de diretor das Armas, e nomeação do general Mário Ramos.
Visualizar

Trabalhadores de Carne verde Foram Multados

Por infração do Código de Posturas de Manaus foram multados os trabalhadores Nestor Paulo, Tomé Antunes, Antonio Leite e Manuel Alves dos Santos.
Visualizar

Cordão de Foliões Brigue Constantinópolis

O Brigue Constantinópolis como todos sabem, é uma organização de rapazes, que tem a sua frente José Maria Pereira, num total de 17 oficiais e 25 marujos.
Visualizar

Construção da Escola Agronômica do Amazonas

A Presidência da União dos Estudantes do Amazonas convida a classe estudantil para a reunião sobre a construção da Escola Agronômica do Amazonas.
Visualizar

A falta de água na cidade de Manaus

As torneiras não pinçam, nem respingam, são meros ornamentos, e em todas as casas os chuveiros estão com teias de aranhas, há um tempo não funcionam.
Visualizar

A insatisfação dos Perseguidos pela Revolução

Achamos que há, realmente, motivo para pensarem assim, a revolução, que parecia disposta a punir corruptos e subversivos, foi sendo tolhida e acabou nada fazendo daquilo que estava previsto.
Visualizar

Doação a Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros

A Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra recebeu roupas de bebês, um carneiro e instrumentos musicais.
Visualizar

Inaugurado curso de inglês

Este novo curso foi instalado a Rua Joaquim Nabuco, 227, no centro de Manaus. As aulas seriam ministradas no período noturno e diurno.
Visualizar

Engenheiro Jaime Araújo

Após o fim das eleições, voltou ao cargo de Prefeito de Manaus o engenheiro Jaime Araújo.
Visualizar

Anais das Casas Legislativas

Gosto de reler, sempre que posso os Anais das Casas Legislativas, dos últimos anos do Império e dos primeiros anos da República para verificar como se travavam os debates.
Visualizar

Sociedade Progressista do Bairro de Cachoeirinha

No Bairro de Cachoeirinha, por meio de pessoas de destaque e comerciantes, seria criado uma agremiação denominada Sociedade Progressista do Bairro de Cachoeirinha.
Visualizar

Escola de corte costura e bordado São José

O representante da Coluna Gazetilhas foi convidada para a solenidade de entrega dos diplomas das alunas da Escola de Corte Costura e Bordado São José, no Grupo Escolar Saldanha Marinho.
Visualizar

As Manifestações Populares Contra o Regime Militar

Esclareceram as notícias que os tumultos provocados pelos estudantes, numa das principais ruas de São Paulo, foi por causa da nova modalidade de tráfego de veículos.
Visualizar

Na Nova Lei Eleitoral não Será Possível a Mudança de Legenda

O candidato deveria perder o mandato, que não era seu, individualmente, mas da agremiação que o inscrevera e que pela qual disputou as eleições.
Visualizar

Solidariedade ao Governador Dorval Porto

Da revolução de abril de 1964, há também passagens pilhéricas, inclusive uma, igual a de Viriato Correia, da qual foi protagonista conhecido contraventor.
Visualizar

Marechal Castelo Branco e a Amazônia

O marechal Castelo Branco, em viagem ao Estado do Pará, discursa sobre seu ponto de vista quanto a internacionalização da Amazônia.
Visualizar

Projeto de Lei autoriza o Governo a dividir o Estado do Pará

Retalhar o Pará, para nele criar territórios, será um atentado a sua soberania, com o que discordamos os nativistas, extremados ou não.
Visualizar

A Desmoralização da Democracia Brasileira

Mas não modifica, para melhor, o seu procedimento, porque o que lhes trás é fomentar discórdias, é finalmente provocar sizânias, no entreposto a todos os aspectos errôneos.
Visualizar

Bloco Revolucionário em apoio ao Presidente Castelo Branco

Os que pertencem a este grupo parlamentar vivem sempre atentos as clarinadas do governo, prontos para servir e obedece-lo por entenderem que é bem melhor estar nas graças do situacionismo.
Visualizar

Manaus Harbour Limited teve Pedido Negado

O ministro da Aeronáutica indeferiu pedido da Manaus Harbour Limited que solicitava concessão de terrenos situados no Aeroporto de Ponta Pelada.
Visualizar

Consulado Norte Americano em Manaus

O Consulado Norte Americano, deixou na Associação Comercial do Amazonas, um catálogo sobre as indústrias e comércios americanos, organizado por Thomas Publishing Company.
Visualizar

Departamento de Saúde do Estado

Soubemos que o Interventor Federal baixará um ato para equiparação dos vencimentos dos médicos do Serviço de Socorros de Urgência, aos sanitaristas do Departamento de Saúde do Estado.
Visualizar

Diretor da Faculdade de Direito do Amazonas

A Faculdade de Direito do Amazonas tem um novo diretor. Por ofício foi confirmado o nome do dr. José Alves de Sousa Brasil.
Visualizar

Demissão do Diretor dos Serviços Técnicos do Estado

Há rumores de que o dr. Jatir Pucú de Aguiar teria pedido demissão do cargo de diretor dos Serviços Técnicos do Estado. Por não aguentar mais as cobranças pela falta de água na cidade.
Visualizar

Serventes para o Mercado Público

O Administrador do Mercado Público, Alfredo Paes Barreto, fala do decreto assinado pelo Prefeito Jaime Araújo.
Visualizar

Escola Técnica de Comércio Solon de Lucena

Em comemoração a Proclamação da República, realizar-se-á na Escola Técnica de Comércio Solon de Lucena uma sessão cinematográfica.
Visualizar

Nomeação para o cargo de delegado

O Interventor Federal do Amazonas nomeou o dr. Helso Ribeiro ao cargo de Delegado de Segurança Política e Social.
Visualizar

Dr. José Mendes conquistará apoio em Manaus

Veio do município de Itacoatiara, com uma votação notável e excelente orador, chegou a capital para continuar seu trabalho.
Visualizar

Pessôa Montenegro Declara que Gostaria de Deixar a Política

Diz o velho parlamentar, os meus adversários gostam de dizer que meu prestígio já acabou, daí porque estou decidido a disputar 1962, para receber o quinto diploma de Deputado Estadual.
Visualizar

Vereador João Braga responderá Rodolfo Vale

O Líder Rodolfo Vale verberando a ausência da bancada majoritária na sala de reuniões, foi indelicado com a mesma, ferindo frontalmente o Regimento da Casa.
Visualizar

Oposição Não Lança Candidato à Prefeitura de Boca do Acre

Acredita o Deputado Renato de Sousa Pinto, do Partido Trabalhista Brasileiro, que a vitória trabalhista na próxima eleição liquidará de vez os seus reduzidos adversários.
Visualizar

José Mendes Um dos Melhores Representantes do Povo

Todos os dias nas repartições públicas e em outros setores, cuida, cuida de assuntos ligados a Velha Serpa, ao mesmo tempo que se destaca na Assembleia Legislativa em defesa do povo.
Visualizar

Assis Peixoto Recebe Prefeitos do Interior no Palácio Rio Negro

No Palácio Rio Negro, as segundas, quartas e sextas feiras, o Dr. Assis Peixoto, assessor de assuntos municipais, recebe deputados, prefeitos, vereadores, líderes do interior.
Visualizar

Oséas Martins Mantém Contato com os Principais Líderes do Interior

Presentemente cuida da organização dos trabalhos que apresentará ao próximo Congresso Municipalista que será realizado em dezembro de 1959.
Visualizar

Arthur Virgílio Filho Vem Para Participar de Campanha Municipal

Acompanhado de seus correligionários, o Deputado Arthur Virgílio Filho viajará pelo interior do Amazonas para participar das campanhas municipais e estaduais.
Visualizar

Mandato Eletivo, Um Galho Para Ganhar Dinheiro Sem Dificuldade

O negócio é receber o título de vereador, por exemplo, passar quatro anos de sombra e água fresca e no fim do mandato usar qualquer processo para assegurar mais quatro anos.
Visualizar

Funcionalismo Público, Civil e Militar

O aumento de vencimentos ao funcionalismo público civil e militar será concedido, a título provisório, pelo Presidente da República.
Visualizar

Arlindo Porto visita interior do Amazonas

Renato Sousa Pinto assumirá a liderança da maioria após viagem de Arlindo Porto ao interior do Amazonas e em outros Estados.
Visualizar

Flagrante Inconstitucionalidade: 10 Mil Cruzeiros a Deputados

A Constituição é clara: os deputados receberão ajuda de custo, na abertura de cada sessão legislativa, e subsídios divididos em duas partes, uma fixa e a outra variável.
Visualizar

Excesso de Otimismo Fez Danilo Corrêa Perder as Eleições

Imaginava possuir dezenas de candidatos e o certo é que esses candidatos só quiseram as ordens para fotografia. Na verdade, ganhou o Amazonas e a sua representação no Palácio Tiradentes.
Visualizar

Ministro do Brasil na Suíça

Foi nomeado por decretou, para ministro do Brasil, na Suíça, o ministro Mário Moreira da Silva, atual diretor geral do Conselho Federal do Comércio Exterior.
Visualizar

Jornais Noticiam Atividades de Gilberto Mestrinho no Rio

Os jornais estão divulgando as notícias das atividades do governador Gilberto Mestrinho, no Rio de Janeiro. Sucesso integral par a alegria dos brasileiros que vivem no Amazonas.
Visualizar

Haverá eleição nos novos municípios?

Questiona-se se haverá a realização de eleições nos novos municípios criados no Amazonas. Os candidatos estão aguardando uma decisão do TRE.
Visualizar

Diretoria da Fazenda Pública

A Diretoria da Fazenda Pública, recebeu a visita do sr. Interventor Federal, desembargador Emiliano Stanislau Afonso e do Secretário Geral de Estado o Professor Péricles Morais.
Visualizar

Desentendimentos entre prefeitos

O próprio titular da Comuna, falou ao Jornal que mantém as melhores relações com o senhor Ismael Benigno.
Visualizar

Chefe de Polícia do Estado

Temos informações de que será nomeado Chefe de Polícia do Estado o dr. Paulo Jobim, professor contratado da Faculdade de Direito.
Visualizar

Gilberto Mestrinho nos Jornais do Distrito Federal

Os jornalistas seguirão seus passos e farão de tudo para ouvir sua opinião sobre a atualidade brasileira.
Visualizar

Compra da Lancha do Estado

Foi oferecido a quantia de Cr$ 60.000,00, pelo senhor Adalmir Braga de Sousa pela compra da lancha Onça, de propriedade do Estado.
Visualizar

Deputado Anfremon Monteiro Assume a Assembleia

O líder trabalhista de Humaitá, Anfremon Monteiro assumiu a presidência da Assembleia por motivo de viagem do governador Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Prefeitos prestam homenagem no Palácio Rio Negro

Os prefeitos do interior do Estado, não trabalhistas, prestaram sua homenagem aos dois ilustres homens públicos, Josué Cláudio de Sousa e ao professor Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Política Romana nas Cartas a Lucílio

A auréola de certos deuses são demasiado tênues para vencer a patina do tempo que apaga, ao sopro dos ventos alíneros, a orla luminosa que lhes cinge a cabeça.
Visualizar

Candidatura do Marechal Teixeira Lott

Jornal do Brasil sobre a reunião que assegurou o apoio de líderes da política brasileira a candidatura do marechal Lott, foi lembrada em primeiro lugar pelo vice-presidente João Goulart.
Visualizar

Sociedade Amazonense de Imprensa Estudantil

Será homenageado pela Sociedade Amazonense de Imprensa Estudantil, o dr. Álvaro Maia que tem a admiração e respeito dos jovens jornalistas.
Visualizar

Políticos Defendem Candidatura de Marechal Teixeira Lott

Continua a reportagem sobre os aspectos do Marechal Teixeira Lott apresentados pelo Jornal do Brasil.
Visualizar

Conselho Administrativo do Estado

Como é de praxe o dr. Júlio Nery, encaminhou ao chefe da Nação seu pedido de exoneração ao Conselho Administrativo do Estado.
Visualizar

Consequências do Movimento de 31 de março na Política Brasileira

A João Goulart, jamais negou apoio e elementos das suas hostes, inclusive na qualidade de ministros de Estado, asseguravam cobertura ao dirigente do país.
Visualizar

Ministro da Guerra Marechal Teixeira Lott

Trata-se da opinião de um orgão da imprensa carioca simpatizante da candidatura do senhor Jânio Quadros, mas que não faz parte dos que só encontram méritos na banca de música da UDN.
Visualizar

Visita do Embaixador Português em Manaus

"Mais alguns dias Manaus estará recebendo, honrosamente, a visita do embaixador Teotonio Pereira, da República Portuguesa".
Visualizar

Nome de Arthur Virgílio é o mais comentado no Rio de Janeiro

Na Câmara dos Deputados, além do Deputado Arthur Virgílio Filho, fazem parte os senhores Almino Afonso, João Veiga e Adalberto Vale.
Visualizar

O Problema Social da Mendicância em Manaus

O slogan dos mendigos, a cada instante repetido, ecoa sempre no espírito e no coração dos que não são indiferentes aos sofrimentos alheios.
Visualizar

Renato Sousa Pinto Tem Amigo Sincero na Política

Renato Sousa Pinto considera um amigo o deputado José Cláudio de Sousa, presidente da Assembleia Legislativa, de quem recebe aulas de habilidade política.
Visualizar

PTB teve 6 Prefeitos Eleitos no Interior

No Baixo Amazonas, as Prefeituras Municipais foram entregues a cidadãos pertencentes ao Partido Trabalhista Brasileiro.
Visualizar

A União dos Trabalhistas do Careiro

Já indicaram candidatos à Prefeitura e a Câmara de Vereadores do Careiro. A campanha está iniciada e marcha vitoriosamente.
Visualizar

Oposição na Assembleia não Contribui na Solução dos Problemas

"Trabalham em comum acordo os srs. Arlindo Porto e Sergio Pessoa Neto, salientando-se que o líder da maioria contra com o apoio do sr. Pessoa Neto."
Visualizar

Deputado José Cláudio de Souza Assume o Governo do Estado

Josué Cláudio de Sousa, presidente da Assembleia, assumirá o governo do Estado do Amazonas durante a viagem do governador Gilberto Mestrinho, ao Rio de Janeiro e Estados Unidos.
Visualizar

Renovação da Diretoria do UDN

Vestiu roupa nova, arrancada do velho guarda roupa dos bons tempos e se apresentou ao público. Passou o seu tempo e não voltará mais.
Visualizar

Oposição com Esperança nas Eleições Suplementares

A Oposição com Esperança nas Eleições Suplementares, mas está sem rumo, mas, pretende viver um pouquinho mais nas eleições suplementares.
Visualizar

Efeitos benéficos da Revolução de 1964

A Revolução Militar no Brasil. As Forças Armadas apresentou um saldo positivo sobre o golpe. Mas existiram erros, que devem ser lamentados.
Visualizar

Deputado Simão Abinader Ingressa no PST

Perdeu com a atitude do senhor Simão Abinader a secção estadual da União Democrática Nacional, que só viverá mesmo nas conversas de canto de rua e na imaginação de inconformados.
Visualizar

O sonho de Manaus ter uma Polícia de preços

"Já desistimos de apurar se há de haver época, em Manaus, em que seja possível instaurar uma Polícia de Preços [...] realmente eficiente".
Visualizar

Deputado Josué o Conselheiro dos Jovens Trabalhistas

Um bom conselheiro, ninguém duvida, pois Josué iniciou bem moço sua atividade política e continua vitorioso, quando os primeiros cabelos brancos começam a aparecer.
Visualizar

Companhia Editora Nacional-Hiléia Amazônica

Em seu Artigo, Anísio Jobim escreve sobre o lançamento da segunda edição em formato de coleção "Brasiliana" da obra de Gastão Cruls, Hiléia Amazônica, pela Companhia Editora Nacional.
Visualizar

Prefeito Loris Cordovil não Disputará as Eleições

Prefeito Loris Cordovil não Disputará as Eleições. Mas participará ativamente da campanha eleitoral em Manaus, recomendando nomes para as vagas de vereadores.
Visualizar

Simão Abinader Ingressará no Partido Rural Trabalhista

Simão Abinader deixou a UDN e deverá ingressar no Partido Rural Trabalhista. "O deputado mais votado da 'eterna' tem razões para abandonar a agremiação."
Visualizar

Deputado Josué Cláudio de Sousa Busca Crescimento no Partido

Deputado Josué Cláudio de Sousa, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, está em atividade política no objetivo do crescimento do Partido Trabalhista.
Visualizar

Um século depois, de Anisio Jobim

Anísio Jobim escreve em seu artigo sobre o Primeiro Centenário de Elevação do Amazonas à Categoria de Província em 5 de setembro de 1850.
Visualizar

5 de setembro 1950, 1º Centenário da Província

Anísio Jobim em seu artigo fala da Comemoração do Primeiro Centenário da Criação da Província pela Lei 582, de 5 de setembro de 1850.
Visualizar

Prefeito de Humaitá está Certo da Vitória de José Lôbo

Figuras expressivas que formaram oposição na última eleição, estão solidárias ao programa do governador do Amazonas Gilberto Mestrinho.
Visualizar

Primeiro Poeta Amazonense-Bento Aranha

Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, reconhecidamente o primeiro poeta amazonense. Quase toda sua produção foi perdida em um naufrágio.
Visualizar

Supremo Tribunal Federal poderá Rever Cassação de Mandatos

Artigo sobre a subemenda apresentada pelo deputado pessedista Nelson Carneiro concedendo poderes ao Supremo Tribunal Federal de cassação aos direitos políticos durante a Ditadura Militar.
Visualizar

Poetisa Matilde Areosa escreve belo soneto

A Poetisa Matilde Areosa, esposa de Antônio Duarte de Matos Areosa, gravou na lápide de sua filha, acometida por febre amarela, um soneto. Tal homenagem mostra a imensa dor da perda.
Visualizar

Manoel da Gama Lobo D’almada

Veio para a Amazônia, ainda capitão, em 1770, deixando a Costa da África, onde se empenhara em vários reveses da guerra, à serviço de sua Nação, o velho Portugal heróico.
Visualizar

A Verdade Nem Sempre Agrada a todos

Adiantava o fabulista, dentre outras coisas, que ela é o veículo da verdade, mas também a pior coisa que há no mundo, por ser a causa de todas as questões, disseminadora de erros e calúnias.
Visualizar

Instalação da Subcomissão Nacional do Folclore

O senhor Renato Almeida é a alma desse movimento de ressurreição das nossas tradições populares, acompanhado nessas atividades literárias por um grupo de escritores notáveis do Brasil.
Visualizar

A Reforma do Código Eleitoral

O trabalho dos congressistas, no tocante as pretensões oficiais, será sempre em sentido contrário, a fim de não prestigiar, jamais, tudo que tiver o sinete revolucionário.
Visualizar

Leis que Contribuíram para a Libertação Gradual dos Escravos

Foi, portanto a Província do Amazonas, uma das primeiras unidades políticas do Império a votar fundos nas suas Leis de orçamento, para emancipação dos escravos pela liberdade do ventre.
Visualizar

A Vaidade de Certos Políticos que se Acham Ídolos

Tudo nos parece e é transitório à face da terra, que gira há milênios, incessantemente, na sua marcha regular, como é mutável.
Visualizar

Homenagem a Leopoldo Péres

O desaparecimento dessa grande figura representa, em verdade, um rude golpe para o Amazonas e para a cultura brasileira, em que conseguiu uma posição de relevo.
Visualizar

Sociedade Emancipadora Amazonense Realizou Diversos Festivais

A Sociedade Emancipadora Amazonense em 1870, seu ano de fundação e instalação, entregou cartas de libertação a escravos no Paço da Câmara Municipal de Manaus.
Visualizar

A Demora na Análise dos Inquéritos Policiais Militares-IPM

Continuam correndo os dias, uns lentos, outros velozes e os Inquéritos Policiais Militares que foram enviados à Justiça, vai para um ano, ainda estão sendo cozinhados em água fria.
Visualizar

Estudo do S.G.E. sobre a Ocupação Holandesa no Brasil

O autor entra no assunto de seu trabalho fazendo ressaltar de logo a importância do tema e sua significação histórica, pois as duas batalhas dos montes Guararapes eleva o espírito nativista.
Visualizar

A Semana Inglesa não vingou em Manaus

A Semana Inglesa não foi instituída, nesta capital. Não é razoável que diversas lojas mantenham suas portas entreabertas com empregados trabalhando.
Visualizar

Polícia Militar Atacada em Seu Próprio Quartel

O 27º B.C ocupou a Sede do Governo fazendo com que Turiano Meira fugisse. Ao retornar, renunciou definitivamente às suas funções. Caindo a oligarquia Rego Monteiro, assume Ribeiro Júnior.
Visualizar

As vendedoras de tacacá de Manaus

As vendedoras de tacacá de Manaus e a suposta perseguição por parte do Departamento de Saúde Pública do Estado. E essa luta não é de hoje.
Visualizar

Festa de Fundação da Sociedade Emancipadora Amazonense

A festa se deu no Teatro Fenix. Após a sessão de Instalação, foram lidas quatro cartas de alforria em favor das meninas escravas Maria, Tomazia, Benedita e Florinda.
Visualizar

Empenho da Sociedade Emancipadora em Acabar com a Escravidão

Em 1840 foram computados, na Comarca do Alto Amazonas, 940 escravos; em 1850, 750; em 1860, 1.026, em 1869, 581 e em 1881, 1.716 escravos.
Visualizar

Não assassinem as ruas de Manaus

As ruas de Manaus apresentam um aspecto que chama atenção negativamente, assim como as calçadas com suas irregularidades.
Visualizar

1ª Tentativa de Construção da Estrada de Ferro Manaus Boa Vista

Se no prazo de dois anos a partir da data de concessão, a Sociedade não tivesse dado início aos trabalhos, reserva-se-ia o governo o direito de anular a citada concessão.
Visualizar

Reedição da obra de João Leda

Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a reedição da obra "Vocabulário de Rui Barbosa" de autoria do filólogo e escritor João Leda.
Visualizar

Deputado Amaral Peixoto Ostenta o Título de Almirante

Em política, entretanto, aprenderam bastante, emaranhando-se em seu enredo assimilando as suas sutilezas, ao ponto de se tornarem chefes de um partido que possui, característica majoritária.
Visualizar

A Libertação dos Escravos na Província do Amazonas

J.B. de Faria e Sousa, escreveu em sua monografia intitulada: Ao Amazonas cabe a glória dos primeiros movimentos abolicionistas.
Visualizar

Comerciantes lucram com venda de cerveja

"Segundo estamos informados, a cerveja vem sendo, para certos comerciantes desta praça, uma fonte de lucros verdadeiramente escandalosa [...]".
Visualizar

Como se Consumou a Evasão de Sementes de Seringueira

Raul de Azevedo, sob pena de ser castigado por desobediência, teve de ceder e dois meses depois as sementes já seguiam em barricas, despachadas pela recebedoria.
Visualizar

IGHA Homenagea Deputado Vivaldo Lima

Não é preciso sair do estreito espaço dos salões claros do Instituto para verificar seu espírito animador, sua flama de benemerência, sua grande e luzente organização de lutador benemérito.
Visualizar

Cinquentenário do Teatro Amazonas

Agnello Bittencourt escreve sobre a versão dada pelo Representante Consular Italiano, Giulio Roberti de que os quadros do Teatro Amazonas não são de De Angelis e sim do professor Capranesi.
Visualizar

Amazônia a Terra e o Homem de Araújo Lima

O estudo mais completo, mais complexo, mais científico e mais moderno sobre a Amazônia, devemos a Missão Americana chefiada por William Schurs em 1923-1924.
Visualizar

Morrem homens na selva, Impaludismo

"O impaludismo está grassando livremente, no interior do Estado, matando os caboclos numa proporção assustadora".
Visualizar

Marco Inicial da Construção da Estrada Lábrea a Humaitá

A picada atingiu os campos de Pussiari e prosseguiu alcançando rios e igarapés, vencendo a expedição as dificuldades naturais e perigosas que acompanham empreendimentos chegando a Humaitá.
Visualizar

Legião Brasileira de Assistência-LBA

Desembargador André Araújo inaugura enfermaria na Legião Brasileira de Assistência para atender a infância desvalida do Amazonas.
Visualizar

Obra sobre a figura de Caxias

Anísio Jobim fala sobre o recebimento do livro sobre a obra da figura de Caxias escrito pelo Diretor do Arquivo Público Nacional.
Visualizar

Governador Silvério Nery Extingue Secretarias

Governador Silvério Nery Extingue Secretarias. Após estudo, chegou a conclusão de que uma só secretaria poderia exercer o serviço público.
Visualizar

Miguel Arraes e a Justiça Militar

O antigo dirigente de Pernambuco, que chegou a dominar, politicamente, durante o governo de João Goulart, não é homem que se deixe entorpecer ou acovardar diante das adversidades.
Visualizar

Os guardas civis e guardas noturnos

"Os guardas-civis e guardas-noturnos da cidade constituem duas das classes mais desfavorecidas que existem em Manaus".
Visualizar

Inauguração do Liceu Provincial em setembro de 1886

O Liceu Provincial, construído na antiga Praça 28 de Setembro, atual Praça Heliodoro Balbi, foi inaugurado a 5 de setembro de 1886.
Visualizar

Primeira Constituição Política do Estado do Amazonas

Eduardo Gonçalves Ribeiro, como substituto de Augusto Ximeno de Villeroy, decretou a primeira Constituição Política do Estado do Amazonas a 13 de março de 1891.
Visualizar

Anisio Jobim e suas impressões sobre salvador

Anísio Jobim e sua participação como representante do Amazonas na IX Reunião das Assembleias Gerais de Geografia e Estatística em Salvador.
Visualizar

A Amazônia sempre será intocável

A Amazônia é intocável. O governo da República não permitirá a internacionalização da Amazônia. Afirma o presidente marechal Castelo Branco.
Visualizar

Rua Municipal passa a ser Avenida 7 de Setembro

A Lei Municipal n. 21 de 7 de setembro de 1922 deu a rua Municipal, atual avenida 7 de setembro, sua denominação.
Visualizar

Fábrica de Cerveja de Manaus ou Cervejaria Amazonense

A autorização de sua montagem foi feita pela Lei n. 595 de 6 de setembro de 1909. Em 1905 foi instalada a Fábrica de Gelo Cristal. A fábrica tem vista para a Baía do Rio Negro.
Visualizar

Cartas com Pedidos aos Políticos

Algumas cartas, de eleitores brasileiros e americanos, escritas para alguns políticos. Nelas contem os pedidos mais inusitados e engraçados.
Visualizar

Luis Alaysa Y Paz Soldan, Mi País

Anísio Jobim em seu artigo comenta sobre o livro de 490 páginas, com título "Mi Pais" escrito por Luis Alaysa Y Paz Soldan, geógrafo e historiador peruano grande conhecedor de seu país.
Visualizar

Soneto de Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha

O Soneto em homenagem a Maria Bárbara, que foi assassinada por um indivíduo. A tragédia aconteceu no Caminho da Fonte do Marco, próximo da cidade de Belém.
Visualizar

A Reforma Integral da Magistratura

Há muito tempo a Justiça do Brasil necessitava de um expurgo muito sério, tomando-se na consideração devida o que dela se afirma, principalmente os causídicos.
Visualizar

Tese Sobre as Enchentes do Rio Amazonas

Depois de afirmar que o imenso volume de água tem origem nas chuvas e no degelo das cordilheiras, que atravessam o continente do norte ao sul, degele este que se inicia no equinócio.
Visualizar

Prefeito Explica o Uso do termo Hiléia Selva

A terra é aprazível e boa, a bacia uma das maiores que possui o país vizinho. Terrenos incultos dormem ao abandono, quando se torna urgente modificar o sistema de trabalho.
Visualizar

O Inconformismo dos Militares das Três Armas

Acabei de ler nos jornais que a oficialidade jovem das três armas, que fez realmente a revolução, não está nada satisfeita com os rumos tomados pelo governo.
Visualizar

Associação Comercial do Amazonas-ACA

Anisio Jobim fala sobre a Associação Comercial do Amazonas, da dedicação da mesma em defesa e amparo da borracha para o progresso do Amazonas.
Visualizar

Lançamento da Pedra Fundamental do Liceu Provincial

Benta a pedra fundamental pelo vigário geral padre Raimundo Amâncio de Miranda, lida a Ata pelo dr. Manoel Francisco Machado, último presidente da Província do Amazonas.
Visualizar

A Enchente do Rio Amazonas e Seus Afluentes

A marcha da enchente, ou vazante é, em média de 10 milhas em 24 horas. No porto de Manaus a subida das águas, de novembro a março, é devido ao represamento do Rio Negro pelo Amazonas.
Visualizar

Curiosidades Sobre a Construção do Hotel Amazonas

A colocação da pedra fundamental em 28 de abril de 1947, marca a construção do Hotel Amazonas que seria inaugurado em 7 de abril de 1951.
Visualizar

Interventor Federal Sizeno Sarmento

Pegou mal a atitude de Ariolino Azevedo, ao pedir conselho ao sr. Cunha Melo, após o Interventor Sizeno Sarmento o convidar para ser prefeito de Manaus.
Visualizar

Relato Sobre a Gripe Espanhola

A 24 de outubro de 1918, foram diagnosticados os primeiros casos de Gripe Espanhola no Amazonas. 15 Praças da Força Política do Estado foram internados na Santa Casa de Misericórdia.
Visualizar

Asilo de Mendicidade Dr. Thomas

O Asilo de Mendicidade Dr. Thomas, recebeu doações das Firmas Manacapuru Industrial Limitada e J.G. Araújo e Cia para ajudar aos mendicantes.
Visualizar

Contagem de Escravos na Província do Amazonas

Segundo a Lei Rio Branco ou Lei do Ventre Livre, existiam no Amazonas em 7 de outubro de 1881, 175 escravos do sexo masculino e 160 do sexo feminino, perfazendo um total de 335 escravos.
Visualizar

A Nova Constituição Brasileira

A Nova Constituição Brasileira foi promulgada. "Depois de exaustivos trabalhos, o poder legislativo conseguiu, finalmente, fixar em táboa rasa [...]".
Visualizar

Criação da Alfândega de Serpa em 1874

A Alfândega de Serpa foi criada em 25 de janeiro de 1874, sendo seu primeiro Inspetor João Antonio da Silva Egues. Sendo o mesmo substituído após seu falecimento.
Visualizar

O caso dos automóveis oficiais

"Os automóveis oficiais - é verdade valha - destinam-se ao uso dos chefes de repartições em assuntos estritamente relacionados ao serviço".
Visualizar

Atualização da Divisão Regional do Brasil

A área do Brasil foi atualizada e passou de 8.516.037 a 8.513.844 de quilômetros quadrados, ou seja o Brasil encolheu em 2.193 quilômetros quadrados.
Visualizar

O escândalo dos medicamentos falsificados

A falsificação de remédios, um escândalo que ocorre em todo o país e que coloca em sério perigo a saúde muito pessoas que tomam tais remédios.
Visualizar

As primeiras Comarcas do Alto Amazonas

Em 1873 foi criada a Comarca do Rio Negro depois a de Itacoatiara (1876), Rio Madeira (1878), Lábrea (1883) e do Alto Solimões (1884).
Visualizar

Interventor Sizeno Sarmento

"Nós não devemos olhar os males do passado e sim para as possibilidades do futuro ..." O Interventor Sizeno Sarmento falou ao ser recepcionado no Palácio Rio Negro.
Visualizar

A inelegibilidade para governadores

Estabelece serem inelegíveis para governadores os que, até 18 meses antes da eleição, houverem exercido, interinamente, a função de presidente da República, Interventor ou governador.
Visualizar

Indenização pelos territórios

"Pleitearam, em novo impulso, a indenização do nosso Estado pela fração de terras perdidas, e mais uma vez o plenário [...] eliminou-lhes a reivindicação".
Visualizar

Quanto foi gasto na Construção do Teatro Amazonas?

Segundo Agnello Bittencourt em seu trabalho sobre os Cinquenta anos do Teatro Amazonas diz que foram gastos mais de CR$ 10.000.000,00.
Visualizar

Mocidade Estudantina do Amazonas

A mocidade estudantina do Amazonas irá realizar a instalação, no dia de hoje, em vários pontos da cidade, de diversas bancas de queixas.
Visualizar

Cadeira de Primeiras letras da Vila de Manaus

Joaquim Pereira da Mota prestou juramento para desempenhar as referidas funções, como era de praxe na época.
Visualizar

Gastos do Tesouro Público no Amazonas

Estão entre os 10 maiores gastos do Estado, o Teatro Amazonas, Palácio do Governo, Penitenciária, Palácio da Justiça Reservatório de água, Chefatura de Segurança, Ginásio Amazonense, etc.
Visualizar

Inauguração do Moinho Municipal de Manaus

O Moinho Municipal foi montado num barração de madeira, coberto de telha de zinco, no sítio Aracati, na Colônia Campos Sales, para auxiliar os agricultores ali estabelecidos.
Visualizar

Primeira Exportação da Borracha do Vale Amazônico

As estatísticas oficiais informam que a primeira exportação de borracha do Vale Amazônico, ocorreu em 1827, pela Província do Grão Pará, com uma pequena quantidade 31.365 kg.
Visualizar

Criação da Universidade de Manaus em 1909

Até a Criação da Universidade de Manaus em 1909, a Universidade passou por diversas denominações como Universidade de Manaus.
Visualizar

Superintendente Municipal de Manaus Agnello Bittencourt

Sólon Barbosa de Lucena, foi governador da Paraíba - 1920 a 1924 - foi o único que atendeu aos pedidos de ajuda as vítimas das cheias em 1921. Seu falecimento ocorreu em 5 de abril de 1926.
Visualizar

Curiosidades sobre o Relógio Municipal

O Relógio Municipal de Manaus tem na parte externa, em letras vermelhas, uma divisa ressaltando o valor e o bom emprego do tempo pelos homens.
Visualizar

Construção do jardim da Praça da Constituição

A Praça seria construída numa área de 6.600 quilômetros quadrados, com um pavilhão de ferro erguido sobre alvenaria de pedra. Sua inauguração foi em 23 de julho de 1907.
Visualizar

Câmara Municipal de Manacapuru

A Câmara Municipal de Manacapuru está passando por um período bastante conturbado. Pois, o prefeito deixou a cidade e veio para a capital.
Visualizar

O ataque ao Cine Politeama

"Há comentários nas esquinas da cidade de que os soldados da Polícia, ao depredarem o Cine Politeama, estavam sob influência política".
Visualizar

A suposta renúncia de Leopoldo Neves

Dizem que o Governador Leopoldo Neves estaria inclinado a renunciar devido aos grandes aborrecimentos que lhe trouxe a interinidade do Menandro Tapajoz.
Visualizar

Homero de Miranda Leão deve sua eleição aos Amigos

"O deputado Homero de Miranda Leão, disse da tribuna da Assembleia, que não deve a sua eleição a Partido e sim aos seus amigos de Maués."
Visualizar

O Caso do Recibo da Assembleia

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito está em atividade para investigar o Caso do Recibo da Assembleia sobre um contrato de transportou de móveis.
Visualizar

União dos Estudantes do Amazonas

"O estudante Deolindo Freitas Dantas acaba de atestar com sua recente derrota na União dos Estudantes do Amazonas, ser um fracasso na política estudantil baré".
Visualizar

Deputado Paulo Pinto Nery

O que nós fazemos questão de ser seremos sempre, é defensores do povo, esse pobre povo a quem os salvadores vivem humilhando.
Visualizar

Escândalo na Assembleia legislativa sobre a compra de móveis

Um escândalo atinge a Assembleia Legislativa do Amazonas, noticiado no A Crítica, sobre a compra de móveis cujo recibo foi passado com valores aumentados.
Visualizar

Banco da Borracha liquida dívidas

O Banco da Borracha fez alguns pagamentos, mas naturalmente, não há dinheiro para liquidar todas as contas que já passam de 10 milhões de cruzeiros.
Visualizar

Senador Álvaro Maia no Palácio Monroe

O senador Alvaro Maia recebeu em conferência, no salão da Biblioteca do Palácio Monroe, o sr. Claudio Borges, líder do PSP.
Visualizar

A Falta de Higiene nos Estabelecimentos Comerciais

Os comandos sanitários vão começar a agir nos cafés e botequins. Em seguida, visitarão os cinemas, especialmente onde impera a sujeira de verdade.
Visualizar

Parque 10 de novembro necessita de reparos

"É uma vergonha para a Prefeitura que os encarregados das obras da comuna ainda não tenham conseguido lutar contra a simples oposição de uma represa [...]".
Visualizar

O Regresso do Prefeito de Boca do Acre

O regresso de Cunha e Silva à Prefeitura de Boca do Acre está preocupando pois temem que ali aconteça os acontecimentos sangrentos de Coari.
Visualizar

Os restaurantes de Manaus

A facilidade dos proprietários dos restaurantes de Manaus em enriquecer com a facilidades em cobrar os preços mais absurdos pelas refeições servidas.
Visualizar

Reunião das Comissões Permanentes

As reuniões das Comissões permanentes não estão acontecendo por falta de parlamentares, o que deixou chateado o presidente Negreiros Ferreira.
Visualizar

Independência do Brasil

"Em todos os quadrantes onde impera a bandeira auri-verde, comemora-se, hoje, o dia da Independência do Brasil".
Visualizar

Comício na Praça general Osório

O comício que os dissidentes trabalhistas fizeram constituiu uma demonstração de força e prestígio dos comandados do vereador Walter Raiol.
Visualizar

Trabalhadores da Manaus Harbour

"Vem os trabalhadores da 'Harbour', em Manaus, de obter uma vitória espetacular, pela qual tiveram aumentados [...], os seus vencimentos mensais"
Visualizar

As Reclamações contra o Departamento de Educação

No Departamento de Educação tem surgido muitas reclamações contra as transferências, remoções e extinções de escolas, durante o governo interino de Menandro Tapajoz.
Visualizar

Ajuda a Escola Cinco de Julho

"Não é a primeira vez que a imprensa tem registrado os apelos do professor Arthur Bezerra, diretor da Escola Cinco de Julho, situada na Cachoeirinha [...]".
Visualizar

Candidato Antóvila Mourão Vieira

"O deputado Antóvila Mourão Vieira conduz parte dos CR$ 200.000,00 que diz haver reunido para compra de votos dos caboclos.
Visualizar

Incapacidade administrativa de Chaves Ribeiro

Há pouco o chefe do Executivo determinou que a limpeza da capital fosse feita em 15 dias, pois as ruas estão abandonadas.
Visualizar

Getúlio Vargas e a Constituinte

"Se todos seguissem o que disse Vargas, deixando para a rua os assuntos de caráter vis-a-vis, então, quem sabe, a nossa Constituição seria promulgada a 7 de Setembro".
Visualizar

Departamento de Saúde Atrasa Pagamento

O atraso no pagamento dos funcionários do Departamento de Saúde se deu por culpa dos erros de seu chefe.
Visualizar

A Ala Dissidente do PTBA

O deputado Aureo Melo afirmou que a ala dissidente do PTBA é um partido pobre, sem elementos para distribuir o dinheiro do Estado com os clubes de futebol.
Visualizar

Caixa Econômica Federal

Na coluna De Relance do A Gazeta, fala-se sobre "A mentira do dia: que a Caixa Econômica está facilitando empréstimos ao funcionalismo estadual.
Visualizar

Lacerda Presidente do Diretório Udenista de Educandos

A Assembleia Legislativa do Amazonas rejeitou, por unanimidade, um projeto que beneficiava o sr. Lacerda, presidente do diretório udenista de Educandos.
Visualizar

Senador Álvaro Maia em Manaus

O senador Álvaro Maia esteve por trinta minutos de passagem por Manaus onde palestrou com amigos e correligionários.
Visualizar

Desembargador André Araújo cogitado para suceder o governador

Parece-nos que essa propaganda está correndo por conta de terceiros, inteiramente a revelia de André Araújo.
Visualizar

Aeroclube Recebe Aparelho de Treinamento

Segundo a De Relance, o prefeito Chaves Ribeiro levará o governador Leopoldo Neves ao Mercado Municipal para mostrar a fileira de "ratoeiras".
Visualizar

A Paz Reina na Assembleia Legislativa

"Na Assembleia Legislativa está reinando 'a santa paz do senhor', entre todas as bancadas [...] Quanto tempo durará essa calmaria, nós não sabemos".
Visualizar

Antóvila Vieira na Câmara Federal

Sua atuação à frente da Prefeitura de Manaus deixou muito a desejar na questão financeira. Em conversas, é quase certa a não renovação de seu mandato como Deputado Federal.
Visualizar

Situação Financeira preocupa Governador Leopoldo Neves

O governador Leopoldo Neves está preocupado com a situação financeira do Estado do Amazonas assim como os fornecedores também.
Visualizar

A Companhia Telefônica em Manaus

A Companhia Telefônica está tentando conseguir um aumento nos preços das suas assinaturas. O governo foi procurado e negou o aumento.
Visualizar

Prefeitura de Boca do Acre

O sr. Cunha e Silva está pronto para reassumir a prefeitura de Santa Maria da Boca do Acre, porém seu caso ainda depende de pronunciamento da Assembleia Legislativa.
Visualizar

O Aniversário do Cine Avenida

A Sociedade Amazonense prestou a devida homenagem aos esforços dos incansáveis dirigentes da Empresa A. Bernardino. Verdadeiro desfile de elegância manauara, na noite da comemoração.
Visualizar

As Notícias sobre a Política Amazonense

Diz o jornal carioca, entre outras coisas, que Severiano Nunes vem tendo repetidos encontros com o Senador Álvaro Maia.
Visualizar

Senador Severiano Nunes se Complica Mais

O senador Severiano Nunes persiste em querer convencer o deputado Almeron Caminha de que o deputado Josué Cláudio de Souza não está com a verdade.
Visualizar

Posicionamento de Vicente Mendonça Júnior

Aderson Menezes, prometeu falar, na Assembleia, acerca da posição de outro deputado, Vicente Mendonça Junior, que ora fala por um partido e ora pelo outro.
Visualizar

Semana inglesa para barbeiros e cabeleireiros

"É justo, portanto, que também eles tenham a vantagem decorrente das horas livres, amenizadoras das atribulações quotidianas".
Visualizar

Concurso da mais bela senhorinha do Amazonas

O Concurso da mais bela senhorinha do Amazonas, foi promovido pelas alunas do Instituto de Educação e teve como ganhadora a senhorinha Lígia de Souza Cruz.
Visualizar

Campanha para salvar uma criança

M. J. Antunes, em conjunto com o cronista Josué Claudio de Souza, fazem campanha para salvar a vida de uma criança.
Visualizar

Padre Agostinho Caballero Martin

Padre Agostinho Caballero Martin completou mais um ano de vida em 28.08. É considerado um dos maiores educadores salesianos e bastante querido também.
Visualizar

Bairro operário da Cachoeirinha

Sobre a construção do hospital para tuberculosos no bairro operário de Cachoeirinha, que irá desabrigar várias famílias pobres que moram no local.
Visualizar

Um problema antigo em Manaus, habitação

" Apelamos mesmo para as pessoas que possam edificar moradias, em Manaus, a que façam, quando tenham necessidade de melhores condições de habitação [...]".
Visualizar

O Hospital para os tuberculosos de Manaus

Está em foco a discussão, na Câmara Municipal de Manaus, sobre o caso da localização do futuro hospital para tuberculosos.
Visualizar

O Interventor Álvaro Maia

O Interventor Álvaro Maia criou por decreto o serviço de assistência médica e farmacêutica gratuita às pessoas carentes de Manaus.
Visualizar

Posto de fiscalização do Amazonas

"O governo amazonense e, em particular, a Diretoria da Fazenda Pública, precisam voltar as suas vistas para o Posto de Fiscalização do nosso Estado [...]".
Visualizar

Serviço de transporte, o auto-ônibus

Manaus já dispõe de um serviço de transporte regular, o auto-ônibus. Graças ao sr. Xenofonte Antoni, "esforçado Inspetor do Tráfego Público" de Manaus.
Visualizar

Censuras ao vice-presidente da Câmara

Oscar Carneiro sensurou, na Câmara Federal, o fato do vice-presidente daquela casa ter utilizado o carro do Parlamento em serviços estranhos.
Visualizar

O Japão conquista o mundo e invade a China

"Não é mais possível iludir a gravidade da situação mundial, diante do que vem acontecendo entre os 600 milhões de chineses [...]".
Visualizar

Junta Comercial do Estado

" Há, seguramente, mais de um mês que foi encaminhado pela Cooperativa dos Bancários um requerimento à Junta Comercial do Estado [...]".
Visualizar

Eleição para vereadores de 1947

Na eleição para vereadores em Manaus ocorrida em 1947, os manauaras deixaram de comparecer em diversas seções eleitorais.
Visualizar

A garotinha Dalva Maria

Dalva Maria, garotinha de 3 anos, que está com cancro em um dos olhos e que a falta de recursos não permite que ela seja operada na capital do país.
Visualizar

O problema da Juta no Amazonas

Assembleia Estadual travou uma discussão a respeito do problema da juta. A industrialização da famosa fibra traria desenvolvimento para a região.
Visualizar

Músicas velhas, entusiasmo velho

"As orquestras que se vem fazendo ouvir nos salões dos nossos melhores clubes recreativos justificam, à sociedade, essa expressão paradoxal: entusiasmo morto".
Visualizar

Bairro de Constantinópolis, atual Educandos

Moradores do bairro Constantinópolis reclamam da tarifa que tem sido cobrada pela passagem nas pequenas embarcações que levam as pessoas à cidade.
Visualizar

Educandário Gustavo Capanema

M. J. Antunes visitou o "Educandário Gustavo Capanema, onde se encontram os filhos dos hansenianos [...] umas das admiráveis obras de assistência social."
Visualizar

O sempre momentoso problema

" E ainda: Por que só agora os poderes encaram de frente esse complexo problema, que tantos males já tem causado à Nação?"
Visualizar

As mulheres do meretrício

Sobre as mulheres do meretrício, que a polícia civil quer retirar, num prazo de 20 dias. Achamos plausível que seja tomada uma atitude para que se obtenha um menor índice de prostituição.
Visualizar

As reclamações sobre jovens arruaceiros

Na coluna do O Jornal, o trabalho da polícia é criticado, pois, jovens que se dizem granfinos, usam os salões de festas para se embriagar.
Visualizar

Restaurantes e Cafés de Manaus

"Quem frequenta restaurantes e cafés de Manaus é testemunha da ausência completa do asseio que predomina nesse ambiente".
Visualizar

Marchei, mocidade, para a luta

"Marchei, mocidade, para a luta que vindes de declarar aos açambarcadores, aos detentores do cambio negro".
Visualizar

Os vencimentos dos magistrados do Estado

Anisio Jobim em seu artigo apoia o aumento dos vencimentos dos magistrados do Estado, uma vez que o custo de vida está muito elevado.
Visualizar

A subida do rio Maú, de Anisio Jobim

O rio Maú é um afluente do tacutú, que forma o rio Branco. Ele vem da cordilheira, assinalando a fronteira brasileira britânica.
Visualizar

Os 32 anos de fundação do IGHA

O governador do Amazonas, Pedro de Alcântara Bacelar criou em 25 de março de 1917, o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, que comemora 32 anos de fundação.
Visualizar

Homenagem a Huascar de Figueiredo

Anisio Jobim homenageia João Huascar de Figueiredo, confrade da Academia Amazonense de Letras que havia falecido há pouco tempo.
Visualizar

O naturalista Alfred Russel Wallace

O filósofo e naturalista Alfred Russel Wallace saiu da fria Inglaterra em busca das paragens do Amazonas, chegando ao Pará em 1848.
Visualizar

Adriano Augusto de Araújo Jorge

Adriano Augusto de Araújo Jorge é uma das figuras de mais acentuado relevo no meio cultural amazonense e na ciência médica.
Visualizar

Aspectos de São Paulo de Olivença

São Paulo (de Olivença) derivou da antiga povoação de São Paulo dos Cambebas, assim chamada por haver em outros tempos índios Cambebas.
Visualizar

O dia do Centenário-24 de outubro de 1948

Texto de Anisio Jobim "A alma amazônica rejubila-se no dia de hoje [...] data do centenário da elevação de sua capital à categoria de cidade."
Visualizar

Elevação de Manaus à categoria de cidade

Anísio Jobim faz homenagem ao Centenário da "Elevação da antiga Vila de Manaus à categoria de cidade, pela Lei 145 de 24 de outubro de 1848.
Visualizar

Os Desencantados pela Revolução de 31 de março

"[...] muitos milhões de brasileiros que aplaudiram, às primeiras horas, a revolução de 31 de março, estão com ela desencantados, desiludidos mesmo."
Visualizar

Fundação Getúlio Vargas Confirma elevação do Custo de Vida

É difícil entender, o que o ministro da Fazenda chama de estancamento de preços e de contenção do processo de desvalorização da nossa moeda.
Visualizar

Amazônia e a Cobiça Internacional de Arthur Reis

Os que nos substimam, não terão o menor constrangimento em negociar o nosso território que, diante do que vemos e sentimos, não interessa ao Brasil.
Visualizar

Milton Campos Ministro da Justiça em 1965

Dizem que sua maneira de proceder não estava agradando os militares, que por isso mesmo, sabendo ser conciliador demais, sem fibra para as pelejas mais séria, daí a sua substituição.
Visualizar

Companhia Brasileira de Fiação

"A notícia que um matutino publicou, sob título 'Constituída, em São Paulo, a Companhia Brasileira de Fiação', merece um reparo, ligeiro comentário [...]"
Visualizar

Senadores Vem a Sessão Solene ao Senador Cunha Melo

Senadores de diversos partidos estão em Manaus e assistirão a Sessão Solene da Assembleia Legislativa, para a entrega do Título de Cidadão Benemérito do Amazonas.
Visualizar

Senador Cunha Melo Recebe Homenagens por sua Dedicação

Brasileiro ilustre, eficiente e brilhante no cumprimento de seu mandato, é o advogado sempre presente as questões que dizem respeito ao nosso Estado.
Visualizar

Isaac Sabbá Apoia Campanha de Orlando Marinho

Para incentivar o movimento pró eleição do sr. Orlando Marinho, o deputado Isaac Sabbá, nos próximos dias, viajará rumo ao município de Tefé.
Visualizar

Nova Olinda Receberá 500 Dose de Vacina Contra Varíola

Segundo informou o Deputado Tércio da Silva, do Partido Social Trabalhista-PST, Nova Olinda Receberá 500 Dose de Vacina Contra Varíola.
Visualizar

Enfática Atuação dos Representantes do Amazonas no Congresso

Sobre a atuação dos representantes do Amazonas no Congresso Nacional, as notícias são que estão seguindo as orientações do governador Mestrinho.
Visualizar

Políticos Dividem Opiniões Sobre Eleições nos Novos Municípios

As eleições nos municípios criados em dezembro de 1955, só poderá ocorrer quando o Tribunal Regional Eleitoral esclarecer as dúvidas.
Visualizar

Expulsão de Deputados do PTB

O Diretório Estadual do PTB expulsou das fileiras dessa agremiação os deputados Aristophano Antony, Plínio Coelho, Aureo Melo e Nobre da Silva.
Visualizar

Ausência de Leopoldo Neves

Onde estão sendo feitas as reuniões políticas que se verificavam nos Palácios Rio Negro e Rio Branco, durante a ausência do governador Leopoldo Neves?
Visualizar

Deputado Almeron Caminha Perdeu seu Prestígio

O Deputado Almeron Caminha, quando integrava as hostes severianistas, era considerado o chefe político de maior prestígio no interior do Amazonas.
Visualizar

Deputado Vicente de Mendonça Júnior

O Deputado Vicente de Mendonça Júnior andou preocupado com a sua posição político-partidária, não resolvida durante a vinda do sr. Severiano Nunes a Manaus.
Visualizar

Vacância na Câmara Federal

O Deputado Vivaldo Palma Lima pretende, no próximo pleito, candidatar-se a Assembleia do Amazonas. Deixando sua vaga na Câmara Federal para seu filho Vivaldo Palma Lima Filho.
Visualizar

Novo Presidente da Assembleia do Amazonas

Segundo o novo Presidente da Assembleia do Amazonas, Deputado Negreiros Ferreira, a Assembleia nada tem a ver com as despesas pessoais dos deputados.
Visualizar

Visita à Colônia Antônio Aleixo

O colunista visitou a "Colônia Antônio Aleixo", dirigida pelo Dr. João de Paula Gonçalves, onde se encontravam 300 pessoas doentes de lepra.
Visualizar

A Manaus Tramways e a pasmaceira do governo

"Não temos expressões para qualificar a pasmaceira do nosso governo ante a atitude cínica e revoltante com que vem a Manaus Tramways encarando os serviços que lhe são confiados."
Visualizar

O aumento dos preços dos alimentos

O aumento dos preços dos alimentos, as classes produtoras e os comerciantes deveriam ser os primeiros a irem de encontro aos propósitos do governo.
Visualizar

O abandono do Asilo de Mendicidade

O abandono do Asilo de Mendicidade vem ocorrendo após a posse de João Fábio de Araújo na Prefeitura, que suprimiu a verba que era destinada ao asilo.
Visualizar

Conferência sobre Liberdade de Imprensa

"A liberdade de imprensa, como todas as demais liberdades individuais não somente compreende direitos, mas deveres".
Visualizar

Fusão de udenistas e trabalhistas

"[...] Visto do outro ângulo, e encarando a possibilidade de uma fusão de udenistas e trabalhistas, como estava sendo esperado."
Visualizar

Interventoria Federal do Amazonas

"O sr. presidente da República assinou, ontem, o decreto que deu um substituto ao dr. Júlio Nery, na Interventoria Federal do Amazonas."
Visualizar

Visita de Sizeno Sarmento

O tenente coronel Sizeno Sarmento está sendo esperado em Manaus para assumir a Interventoria Federal no Amazonas em substituição ao dr. Júlio Nery.
Visualizar

Candidatura do dr. Rui Araújo

"Já está se tornando monótono, à força cotidianamente repetido, esse vai-não-vai a que tem sido submetida a candidatura do sr. Rui Araújo."
Visualizar

O Interventor Júlio Nery

Foi destaque o discurso de Milton Lessa Marinho em Parintins por ocasião das festividades receptivas ao interventor Júlio Nery.
Visualizar

Diretoria do Luso Sporting Clube

O espetáculo "Gaspar o serralheiro" será apresentado no palco da Sede do Luso Sporting Clube. O drama jamais será esquecido por quem o assistir.
Visualizar

Território do Rio Branco

Segundo notícia da Coluna Gazetilhas o Território do Rio Branco está sem seu governador que pediu demissão do cargo.
Visualizar

Estados Unidos Reconhece Governo da Venezuela

Foi reconhecido pelos Estados Unidos o Governo Venezuelano. Isto após consultar outros governos americanos, anunciou o Departamento de Estado.
Visualizar

Inauguração da Biblioteca Agnello Bittencourt

O Diretório dos Estudantes da Escola Técnica de Comércio Sólon de Lucena dará a nova Biblioteca o nome do professor Agnello Bittencourt, fundador da Escola.
Visualizar

Instalação do Partido de Representação Popular

Foi instalado, o Partido de Representação Popular à avenida Eduardo Ribeiro, altos do Bazar Fátima. O Partido empossou a diretoria estadual provisória.
Visualizar

Subsídio dos Deputados Estaduais

A Nova Constituição do Amazonas, outorgada pelo Interventor Álvaro Maia estabelece que só pode ser eleito Deputado Estadual o cidadão que tiver mais de 5 anos residindo no Estado.
Visualizar

Nova Constituição do Amazonas

A Nova Constituição do Estado do Amazonas, promulgada pelo Interventor Federal Álvaro Maia, será publicada no Diário Oficial do Estado na edição de 27 de outubro de 1945.
Visualizar

Salário dos Estivadores do Porto

O pagamento de Salário dos Estivadores do Porto, pela agência local do Lloyd Brasileiro, estava agitando a imprensa manauara.
Visualizar

Comissão Municipal de Preços

A Comissão Municipal de Preços tabelou em Cr$ 188,00 o preço do açúcar chegado a Manaus e que poderá acarretar prejuízo ao comércio atacadista.
Visualizar

Possível Vitória de Orlando Marinho a Prefeitura de Tefé

Dificilmente a oposição lançará candidato, isto porque reconhece a força eleitoral da coligação PTB-PST.
Visualizar

Suplente de Deputado não Deveria Receber Subsídios

O titular, licenciado, tem direito a parte fixa do subsídio, ninguem pode negar, mas o suplente convocado pedir licença é o cúmulo dos cúmulos.
Visualizar

PSD de Manaus Tem Dificuldade para Formar Chapa de Vereadores

Na esperança de alguma sobra do dinheiro dos passarinhos, estão os eternos candidatos de 50 e 60 votos que ficam em torno do Deputado Pereira da Silva.
Visualizar

Conselho de Segurança Nacional

A ideia dos postulantes aos cargos eletivos passarem pelo Conselho de Segurança Nacional não prevalecerá, pois seria um atentado a própria Constituição.
Visualizar

A Política Financeira e a Exportação do Café

De fato, quem assim proceder estará contribuindo para diminuir as culpas dos corruptos que a revolução apeou do poder e são realmente os maiores responsáveis pelo estado de calamidade.
Visualizar

Ministro Roberto Campos pertenceu ao governo de João Goulart

Ministro Roberto Campos, um dos remanescentes do governo de João Goulart, a quem o presidente Castelo Branco acredita piamente.
Visualizar

Afastamento do Comandante da Capitania dos Portos

Quem achava que o afastamento do comandante Gilberto Ferraz da Capitania dos Portos paralisaria a extinção da Cidade Flutuante, se enganou. Ele solicitou sua transferência para a reserva.
Visualizar

Supremo Tribunal Federal liberta Padre Alípio Freitas

Padre Alípio Freitas, agitador comunista, agitador comunista que fora preso logo depois de consumar-se a vitória do movimento de 31 de março.
Visualizar

A Santa Casa de Misericórdia Tem Nova Entrada

A Santa Casa de Misericórdia Tem Nova Entrada. Efigenio de Sales, mudou a entrada da que ficava na rua José Clemente, para a rua 10 de Julho.
Visualizar

Canhoneira Norte-americana Wilmington aporta em Manaus

A subida da canhoneira norte-americana "Wilmington" no rio Amazonas, sem licença prévia, causou um tumulto e um grupo de anônimos atacaram o Consulado Americano na avenida Eduardo Ribeiro.
Visualizar

Local da Sede da Superintendência da Defesa da Borracha

Em publicação ao Diário Oficial de 6 de maio de 1913, que fariam parte seu quadro pessoal, os engenheiros civis e de minas e auxiliares técnicos.
Visualizar

Incêndio e Naufrágio do Navio a Vapor “Pais de Carvalho”

Conta um jornal da época que o Presidente Efigênio Sales visitou a viúva do senhor Alfredo Tapajós, que se achava em estado lamentável, pois perdeu o marido e quatro filhos no incêndio.
Visualizar

Álvaro Botelho Maia Nomeado Professor Catedrático

Para a vaga de professor catedrático de Instrução Moral e Cívica no Ginásio Amazonense Pedro II, foi nomeado Álvaro Botelho Maia.
Visualizar

Academia Amazonense de Letras recebe em definitivo seu prédio

Situado no flanco esquerdo do Instituto Benjamin Constant à Praça Antonio Bittencourt, canto da rua Tapajós.
Visualizar

Os Hotéis de Manaus em 1898

Alguns nomes dos hotéis que haviam em Manaus por volta de 1898. Internacional e do Porto, Duas Nações, Cassino, do Comércio, Familiar e de França, Cercle, Central, Cova da Onça entre outros.
Visualizar

Após Morte de Eduardo Ribeiro, Repórter Anota Nomes

Estiveram na Chácara do Pensador, após a informação sobre sua morte. Entre eles: Afonso de Carvalho, Raul Azevedo, coronel Leonardo Malcher, doutor Plácido Serrano entre outros.
Visualizar

Foi Construído em 1937 o Aviaquário Municipal

Na Administração do prefeito Antonio Botelho Maia, foi construído o Aviaquário Municipal, que na época foi destinado a coleta, classificação e manutenção de espécies amazônicas.
Visualizar

A Eleição dos Suplentes

Os deputados Menandro Tapajós e Carlos Melo, ex-governadores interinos, e Abdul Sá Peixoto, ex-líder da maioria, foram eleitos suplentes do Secretário.
Visualizar

Deputado Negreiros Ferreira

A Coluna De Relance felicitou o novo presidente da Assembleia, Negreiros Ferreira, e pediu que o deputado adotasse o sistema de economia do dr. Leopoldo Neves quando assumir o governo.
Visualizar

Governador de São Paulo Ademar de Barros

O Governador Ademar de Barros, segundo a imprensa matutina, entende que o país é um grande estabelecimento comercial e está precisando de um grande gerente.
Visualizar

Parabenizações ao Desembaragdor

O Desembargador Sadoc Pereira foi promovido a membro do Tribunal de Apelação do Estado e seus amigos e admiradores vão lhe prestar uma homenagem.
Visualizar

Stand de Tiro Olavo Bilac

A inauguração do Stand de Tiro Olavo Bilac, cujas obras estão em vias de conclusão, será no dia 16 de dezembro de 1945, afirma a coluna Gazetilhas.
Visualizar

Padre Pena Vigário de Humaitá

O Padre Pena Vigário de Humaitá, cidade do Rio Madeira, comunicou ao Interventor Federal que teve início os trabalhos de construção do prédio do Patronato.
Visualizar

Tefé é uma das mais antigas cidades do Amazonas

Anisio Jobim, desembargador, presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas -IGHA- escreve um breve histórico da cidade de Tefé.
Visualizar

O poeta Ramayana de Chevallier

Um dia, levado pela sua fantasia de poeta, com toques românticos, Ramayana de Chevallier, escreveu, No circo sem teto da Amazônia.
Visualizar

Adolfo Ducke, pequeno histórico

De acordo com Anisio Jobim, o sr. Adolfo Ducke "firmou o seu nome de egrégio naturalista com os estudos e pesquisas que empreendeu."
Visualizar

Homenagem a Nilo de Vasconcelos

Anisio Jobim faz homenagem ao Dr. Nilo Carneiro Leão de Vasconcelos, diretor e redator-chefe da Revista de Crítica Judiciária, falecido no Rio de Janeiro.
Visualizar

Gonçalo Pizarro e a 1ª Expedição ao Amazonas

Feliz Lusitania, artigo escrito por Anisio Jobim em sua Coluna no periódico o Jornal. Fala sobre as expedições que desceram o Amazonas de oeste para leste.
Visualizar

Antonio Gonçalves Pereira de Sá Peixoto

Homenagem de Anisio Jobim, ao desembargador Antonio Gonçalves Pereira de Sá Peixoto, que foi Parlamentar, jurista e depois magistrado.
Visualizar

O percurso do Grande Rio Branco

Foi preciso a invasão de estrangeiros para que as autoridades mandassem a região ser povoada.
Visualizar

Manacapuru e os indios Muras

Em janeiro de 1911, com recomendação de amigos, Anisio Jobim embarcou para Manacapuru, onde ia exercer o cargo de Juiz Municipal de Termo.
Visualizar

Coronel Temistocles Brasil

Anisio Jobim fala sobre o Coronel Temistocles Brasil que empenhou trabalhos de demarcação das nossas fronteiras com a República da Colômbia.
Visualizar

Ginasianos do Colégio Estadual Estão Passando por Transtornos

O uso de roupa civil não pode ser impedimento para os alunos assistirem as aulas. Nem todos os pais tem condições de comprar o fardamento de seus filhos.
Visualizar

Aspectos da Educação no Amazonas

Um caso interessante é o que ocorre no município de Manacapuru, lá para 60 alunos tem 10 professores. Com isso, continuamos com uma população analfabeta.
Visualizar

Candidatos à Mesa da Assembleia

O Senador Severiano Nunes pediu aos candidatos aos postos da Mesa da Assembleia que haja harmonia entre as diversas correntes.
Visualizar

Aristophano Antony ingressou na UDN

Comenta-se sobre a novidade política do dia: que o deputado Aristóphano Antony ingressou nos quadros do Partido da União Democrática Nacional.
Visualizar

Eleição da Mesa da Assembleia Legislativa

Ainda não chegaram em um acordo os udenistas com relação a Eleição da Mesa da Assembleia Legislativa.
Visualizar

A Reeleição de Leopoldo Neves

No Jornal A Gazeta comenta-se sobre a possível reeleição do então dr. Leopoldo Neves ao governo do Estado do Amazonas. Jornal A Gazeta, 05 de março de 1949.
Visualizar

Abdul Saiol de Sá Peixoto

Comentou-se nos meios políticos, sobre a possível nomeação à Procurador Fiscal da Fazenda Pública o dr. Abdul Saiol de Sá Peixoto.
Visualizar

A dívida da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa deve na praça de Manaus CR$ 200.000,00. Muitas firmas estão com dificuldades financeiras de recuperar seus créditos.
Visualizar

Cunha Melo, Senador pelo Amazonas

O panorama político do Estado vem sendo agitado desde que o ministro Carlos Luz resolveu nomear Leopoldo Tavares para 3ª cadeira de senador pelo Amazonas.
Visualizar

Cargos na Administração Pública

As criações de cargos e de organizações "dá-nos a impressão de que o erário público amazonense está nadando em ouro" - M. J. Antunes.
Visualizar

Operários do Serviço Rodoviário

Sob chuva e entrando pela noite, as vezes até as 24 horas é feito o pagamento dos Operários do Serviço Rodoviário.
Visualizar

A Semana Inglesa em Manaus

A "semana inglesa" será instituída a partir do dia 1º de maio após entendimento entre o Sindicato dos Empregados do Comércio de Manaus e outros órgãos.
Visualizar

Primeiro Contato Será Através de Uma Carta à jânio Quadros

Tão logo receba a resposta do deputado, o senhor Magalhães Pinto convocará o Diretório Nacional de seu partido, para discutir problemas de candidatura.
Visualizar

Cidades do Baixo Amazonas Perdem Sua Expressividade Política

As Cidades do Baixo Amazonas Perdem Sua Expressividade Política. Desapareceram no cenário político a UDN e o PDC, sobrevivem o PSD e o PSP.
Visualizar

Não Haverá Alistamento Eleitoral no Amazonas

As eleições municipais serão realizadas com os eleitores do ano passado, isto é, com os mesmos eleitores que votaram em Gilberto Mestrinho para governador do Amazonas.
Visualizar

Mestrinho Vai Inspecionar Obras no Interior do Estado

A Viagem programada do governador Gilberto Mestrinho, ao interior foi marcada com intuito de conhecer as reivindicações das populações mais humildes de alguns municípios amazonenses.
Visualizar

Solidariedade do PTB ao Candidato Ferreira Lins

Quando da visita ilustre do dr. Plínio Coelho ao Rio Solimões, o Partido Trabalhista Brasileiro teve uma reestruturação em Fonte Boa.
Visualizar

Leopoldo Tavares da Cunha Melo

M. J. Antunes fala mal do indicado de Álvaro Maia para a vaga de senador, sr. Leopoldo Tavares da Cunha Melo.
Visualizar

A salvação da borracha e da Amazônia

A imprensa manauara noticia as reuniões na capital da República para assentamento de bases para salvação da borracha e da Amazônia.
Visualizar

A Posse do Novo Prefeito de Nova Olinda do Norte

Apesar das molecagens do Deputado Roberto Jansen, da UDN, que usou um alto falante e de seu atrevimento e falta de educação ao tentar atrapalhar a posse do novo prefeito de Nova Olinda.
Visualizar

Os preços elevados dos alimentos em Manaus

O colunista afirma que o mercado negro prossegue "sua marcha tenebrosa" sem que o governo observe isso. E afirma que eles são os senhores feudais do comércio.
Visualizar

Os bondes da Manaus Tramways

A Manaus Tramways vai instituir a cobrança dos passageiros, nos bondes grandes, por dois condutores, dividindo o bondo ao meio por uma faixa branca pintada.
Visualizar

Fornecimento de água para a Cachoeirinha

Os moradores do bairro de Cachoeirinha, da rua Carvalho Leal, fizeram um abaixo assinado solicitando a continuação do fornecimento de água naquela área.
Visualizar

PTB perderá a Eleição em Lábrea

Sobre a situação política em Lábrea, interior do Amazonas, para as eleições naquele município em 1959, ao que tudo indicava o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) perderia a eleição.
Visualizar

Conselho Técnico e a Interventoria Federal

Está em cogitação, por parte da Interventoria Federal, a criação de um Conselho Técnico, com a finalidade de estudar os assuntos de interesse coletivo.
Visualizar

João Valério busca candidato à Prefeitura de Itacoatiara

Comenta-se que o senhor Almir Menezes ex gerente do BCA, é o nome mais em evidência na oposição para disputar a Prefeitura de Itacoatiara.
Visualizar

Balneário do Parque 10 de novembro

O balneário do Parque 10 foi construído com o dinheiro do povo. Nestas condições, não está certo que o Prefeito ceda-o com exclusividade para alguém.
Visualizar

Manaus Tramways tem novo fiscal

Júlio Nery nomeou o dr. Deodoro Freire, engenheiro eletrotécnico, "para fiscal do governo junto à poderosa empresa britânica 'The Manaus Tramways'".
Visualizar

Voo Experimental do Hidroplano nº 41

Em 28 de fevereiro de 1913 o Jornal A Gazeta da Tarde, mostra a conquista da engenharia sobre a estabilidade transversal do aeroplano.
Visualizar

Primeiro Vigário Geral da Comarca do Rio Negro

O Padre dr. José Monteiro de Noronha, é autor do famoso Roteiro da Viagem da Cidade do Pará, até as últimas colônias do sertão da Província. Tal obra foi escrita na Vila de Barcelos em 1760.
Visualizar

Álvaro Maia Criou a Diretoria Regional da Defesa Passiva Anti-Aérea

A Nova Diretoria exerceria as atribuições em coordenação com o Serviço Nacional de Defesa Passiva Anti-Aérea com sede na capital da República.
Visualizar

Inauguração dos Jardins da Igreja Matriz

Reunidos no Pavilhão Ocidental, uma grande quantidade de pessoas estiveram na Inauguração dos Jardins da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Visualizar

Desembargador André Vidal de Araújo

Desembargador André Vidal de Araújo, Presidente da Cruz Vermelha no Amazonas, decidiu construir casas no bairro de Constantinópolis para as vítimas do incêndio ocorrido no bairro.
Visualizar

O Cinematógrafo em Manaus foi a Sensação da Cidade

O público que compareceu ao Teatro Amazonas viu a sensação da cidade, o cinematógrafo da empresa E. Hervet. Ao término da passagem de uma fita o público ovacionava.
Visualizar

Escudo de Armas do Estado do Amazonas

O Escudo de Armas do Estado do Amazonas foi instituído pelo decreto n. 204, de 21 de novembro de 1897. De conformidade com o desenho citado.
Visualizar

Laudo Cadavérico de Eduardo Ribeiro

"Circunstâncias um tanto misteriosas" assim foi mostrado o levantamento cadavérico realizado no corpo de Eduardo Gonçalves Ribeiro no dia de sua morte, em 14 de outubro de 1900.
Visualizar

Lançamento da Pedra Fundamental do Hotel Amazonas

O majestoso edifício consumiu na sua estrutura, o seguinte material: 650 toneladas de cimento, 120 toneladas de ferro, 450 mil palmos de madeira, 3.500 quilos de pregos e demais materiais.
Visualizar

Criação do Colégio Estadual Amazonense

O Colégio Estadual Amazonense recebeu a atual nomenclatura em 19 de abril de 1943 por ordem ao Decreto Lei Federal, 4.244 de 9 de abril de 1942.
Visualizar

Governo Paraense Dividiu a Província em Três Comarcas

Nesta época foram alterados os nomes de Lugar da Barra para Manaus, Ega para Tefé e Maués para Luséia. Para isto foi usado o Código de Processo Criminal.
Visualizar

Médico Baiano Chefiou a Primeira Missão em Terras Brasileiras

Alexandre Rodrigues Ferreira, conseguiu recolher material de inestimável valor, dados interessantes inéditos sobre antropologista, zoologia, botânica, geologia e etnografia.
Visualizar

Extinção do Museu Botânico do Amazonas

O Museu Botânico do Amazonas, fundado a 18 de junho de 1888, foi dirigido pelo notável cientista naturalista, engenheiro e botânico, João Barbosa Rodrigues.
Visualizar

Primeira Companhia Dramática Nacional no Teatro Amazonas

A primeira Companhia Dramática Nacional a trabalhar no Teatro Amazonas, em 1899, foi a do ator Braga Dias junto com a atriz Adelaide Coutinho, com magnífico repertório.
Visualizar

Jornal do Commércio foi incorporado ao Diários Associados

Fundado pelo dr. Rocha dos Santos em 02 de janeiro de 1904, o Jornal do Commércio, foi incorporado aos Diários Associados em 1943.
Visualizar

A Renúncia do Presidente da ACA

A Associação Comercial do Amazonas, ACA, tem um novo presidente, o dr. Álvaro Bandeira de Melo que substituiu o senhor Waldemar Pinheiro de Sousa que renunciou.
Visualizar

Alistamento eleitoral em Manacapuru

O alistamento ultrapassou as expectativas mais otimistas. Até porque tem eleitores que chegaram ao município de canoa. O trabalho é realizado sem horário fixo.
Visualizar

Proprietário da loja Chico Preto

Proprietário da loja Chico Preto, situada na Avenida Sete de Setembro em Manaus, é ameaçado por ter colocado em sua vitrine um retrato do brigadeiro Eduardo Gomes.
Visualizar

O aumento da conta de energia por conta dos artigos de luxo

Sobre a modernização dos eletrodomésticos, os chamados "artigos de luxo" pelos quais podia-se usufruir na década de 1940 e alto preço pago pela população nas contas de energia.
Visualizar

Caboclos e atravessadores

Num passeio, realizado lá pelas bandas da costa de Iranduba, encontraram com caboclos e atravessadores. Conversaram sobre a dificuldade de sobrevivência.
Visualizar

Do Amazonas para o Brasil

Desabafo sobre os ataques que ocorreram da parte de alguns constituintes sobre o Amazonas. O artigo faz a defesa do estado que, através da economia da borracha, ajudou o país.
Visualizar

Pensamentos soltos, sobre política

Pensamentos soltos, sobre política. Artigo de Agnello Bittencourt que trata sobre política, voto livre e secreto. O Jornal, 25 de julho de 1946.
Visualizar

O Desaparecimento da Cidade Flutuante

Todos sabiam, na direção dos públicos negócios administrativos, que era necessário conter as construções inestéticas que se estavam transformando, tornando feia a frente da cidade.
Visualizar

Entrevista do Marechal Teixeira Lott

Continuam os jornais a comentar, de vários modos, a entrevista que o marechal reformado Teixeira Lott concedeu ao Correio da Manhã, a respeito da situação política nacional.
Visualizar

Bastidores das eleições no Amazonas

Artigo sobre os bastidores das eleições para o governo do Estado do Amazonas e, a indicação do nome do dr. Rui Araújo pelo PSD e do dr. Leopoldo Amorim da Silva Neves pelo PTB.
Visualizar

A Revolução de 31 de março de 1964

A reação desses militares que se congregaram para libertar o país da subversão e da corrupção que nele tomavam proporções alarmantes, conseguindo destruir a trama dos falsos nacionalistas.
Visualizar

Pernambucano Miguel Arraes é Libertado

Há sempre uma satisfação muito grande, dos ministros dessa corte de justiça, quando invalidam os atos emanados do governo que se instalou, oficialmente no Brasil desde 31 de março de 1964.
Visualizar

Interventor do Amazonas Júlio Nery

Entrevista do interventor do Amazonas Júlio Nery concedida à imprensa de Manaus sobre medidas que seriam postas em prática em benefício da navegação, juta moradias e escolas.
Visualizar

Desaparecimento do General Humberto Delgado

O próprio governo de Portugal, através do seu orgão informativo, dizia ignorar as passadas do general Humberto Delgado isto para eximir-se de responsabilidades futuras.
Visualizar

Governador Plínio Ramos Coelho perde Apoio

Nossas observações voltam-se agora para 1964. Em nossa capital os políticos estavam, na sua maioria, aplaudindo o governo federal.
Visualizar

Ministro do Supremo Tribunal Federal um Homem Impulsivo

Muitas tem sido as suas atitudes que refletem absoluta falta de serenidade, as vezes em casos destituídos de maior importância. Seus azedumes são mais frequentes.
Visualizar

Golpe militar na República Dominicana

O Congresso Nacional era apenas uma farsa, ou uma impostura, porque os seus componentes, sem moral, viviam submissos a vontade e aos caprichos do governante escrupuloso.
Visualizar

Escola João de Deus da Colônia Portuguesa

O Luso Sporting Clube mantém com ajuda e atende, gratuitamente, os filhos de portugueses e de brasileiros que estudam na Escola João de Deus.
Visualizar

Reivindicação dos funcionários do Estado

Funcionários públicos do Estado do Amazonas fazem reivindicação sobre a mudança do horário de trabalho, devido ao calor amazônico que enfrentam as altas temperaturas no horário do almoço.
Visualizar

A Base Aérea de Manaus

A Base Aérea de Manaus, existe somente nos decretos oficiais e nada se fez para torná-la concreta, mesmo Manaus sendo o centro geográfico da Amazônia.
Visualizar

Álvaro Maia Recitou no Teatro Amazonas Canção Fé e Esperança

Álvaro Maia recitou, no ano de 1923, em comemoração a Centenária adesão do Amazonas à Independência sua famosa Canção de Fé e Esperança.
Visualizar

Manaus Caiu em Poder dos Cabanos

Os cabanos invadiram a cidade de Manaus em 6 de março de 1836, permanecendo até 31 de agosto. Seus lideres foram Apolinário Maparajuba e Bernardo de Sena.
Visualizar

A Primeira Constituição do Amazonas decretada em 1891

A Primeira Carta Política do Estado foi decretada a 13 de março de 1891 por Eduardo Gonçalves Ribeiro.
Visualizar

Julgamento das Irregularidades deve ser Imediato

As irregularidades são numerosas e envolvem, segundo é corrente, elementos que se destacam nos governos passados, alguns verdadeiros ídolos de barro que se tornaram ricos no Amazonas e Pará.
Visualizar

Magalhães Pinto Presidente da União Democrática Nacional

A política começou a namorá-lo, procurando atraí-lo com seus encantos e ele, foi envolvido pelas suas malhas. Aquela a quem se entregara, de alma e de coração, era volúvel e inconstante.
Visualizar

Assembleia Legislativa deve dar Permissão para a Justiça

Moralmente, sua obrigação é conceder a licença e não negá-la. Assim pensam as Forças Armadas. É essa opinião do povo.
Visualizar

Reforma da Lei Eleitoral chega à Câmara dos Deputados

Os inconformados vão aglutinar-se para impedir a aprovação das duas proposições moralizadoras, que não servem, positivamente, as conveniências políticas.
Visualizar

O Descontentamento de Magalhães Pinto

Considerou o entrevistado sem usar de subterfúgios, que fora vítima de uma deslealdade do governo federal.
Visualizar

Justiça Aprecia Inquéritos Policiais Militares (IPM)

Era essa, na realidade, a impressão generalizada, situando mal os membros da magistratura e, também, de modo particular, o Procurador Geral do Estado, que é o chefe do Ministério Público.
Visualizar

Retração de Crédito na Indústria e Comércio

A retração bancária, chega a ser perigosa à continuação de seus negócios, tendo-se observado, notadamente no sul, centro e nordeste do país, algumas falências e concordatas.
Visualizar

O Primeiro ano da Revolução e os Problemas Econômicos

Aristóphano Antony escreve sobre a realidade econômico-financeira do país, no primeiro trimestre do ano em que a revolução completa 1 ano.
Visualizar

Assistência médica de Manaus em 1946

A falta de Assistência médica em Manaus foi discutida na coluna de M.J. Antunes, no O Jornal. Ao Inteventor Estanislau Afonso foi falado sobre a situação.
Visualizar

Resposta ao sr. Francisco Orofino

M. J. Antunes publicou uma coluna criticando o Frei Timotheo de Porangaba, agora faz uma outra para responder ao defensor do Frei, o sr. Francisco Orofino.
Visualizar

Cargo de Diretor da Secretaria

M. J. Antunes faz novamente duras críticas a nomeação do sr. Vicente de Mendonça Jr., para o cargo de Diretor da Secretaria da Prefeitura de Manaus.
Visualizar

Bombeamento da Ponta do Ismael

Em visita ao Bombeamento da Ponta Ismael, o colunista verificou o estado de abandono daquele conjunto maquinário, pela administração Álvaro Maia.
Visualizar

Mário Jorge Couto Lopes

Com o falecimento de Huascar de Figueiredo seu cargo ficou vago. Então o dr. Mário Jorge Couto Lopes ocupou a vaga deixada pelo falecido. Jornal A Gazeta, 28 de fevereiro de 1949.
Visualizar

Nomeação de Vicente de Mendonça Júnior

O colunista classificou como imoralidade administrativa a nomeação de Vicente de Mendonça Jr. para o cargo de Diretor da Secretaria da Prefeitura de Manaus.
Visualizar

Assembleia Geral dos Trabalhadores do Comércio

A ocorrida Assembleia Geral do Sindicado dos Empregados no Comércio de Manaus simbolizou um marco no seguimento e progresso da classe.
Visualizar

Manuel Severiano Nunes Chega no Avião da Panair

A vinda do Senador Manuel Severiano Nunes a Manaus pelo avião da Panair, tem o objetivo principal de acalmar os ânimos das diversas correntes existentes no partido.
Visualizar

Aeródromo de Ponta Pelada

A Panair está tomando providências para não serem interrompidos o tráfego de seus aviões em Ponta Pelada.
Visualizar

O alto preço do café e do açucar

Vendem a preço exorbitante o açúcar e o café na praça de Manaus. M. J. Antunes pede que o governo resolva a situação com a Comissão de Marinha Mercante.
Visualizar

Promessas à Nossa Senhora das Graças

Por causa da eleição da mesa da Assembleia, os líderes da União Democrática Nacional - UDN - estão ficando bastante agitados. Até promessas à Nossa Senhora das Graças fala-se.
Visualizar

Diversão para os trabalhadores

Os trabalhadores do comércio tem precariedade de diversões. Por conta disto, o Jornal lançou a ideia de irem ao cinema com sessões exclusivas para eles.
Visualizar

Menandro Tapajoz deixa o Governo

Na Coluna foi dito que Menandro Tapajoz deixou um saldo de quatro milhões de cruzeiros após sua saída do governo.
Visualizar

O Udenista Menandro Tapajoz

O Deputado Menandro Tapajoz pretende se reeleger para a presidência da Assembleia. A informação veio de um nome importante do partido.
Visualizar

O Regresso de Leopoldo Neves

A UDN foi metida numa sinuca de bico pela comissão organizadora dos festejos programados para a recepção ao governador Leopoldo Neves.
Visualizar

Aumento de vencimento dos comerciários

Novamente o colunista falando sobre a questão do aumento de vencimento dos comerciários e a luta do Sindicato dos Empregados do Comércio.
Visualizar

O Partido Social Progressista no Amazonas

Estão dizendo pela cidade que está havendo bastante interesse de diversas pessoas em ingressar no Partido Social Progressista.
Visualizar

O Bonde n.2 da Manaus Tramways

Está trafegando pela cidade, mesmo passando por dificuldades financeiras, o Bonde nº 2 da Manaus Tramways, todo reformado e com pintura nova.
Visualizar

Aspectos do município de Manicoré

Artigo escrito por Anisio Jobim e publicado no O Jornal em 08 de agosto de 1948, descreve suas impressões sobre o município de Manicoré.
Visualizar

O Nome Manaus em homenagem à tribo indígena

Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre a origem do nome da cidade de Manaus. Segundo Jobim, a escolha teria um sentimento nativista, evocando-se o nome da tribo forte e numerosa dos Manaós.
Visualizar

Geólogo e naturalista: Louis Agassiz

O geólogo e naturalista, Louis Agassiz, em sua obra Viagem pelo Brasil, fala a respeito das novas espécies de peixes amazônicos.
Visualizar

Alexandre Rodrigues Ferreira

Sobre o naturalista e filósofo, Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira, nasceu na Bahia e foi estudar em Portugal e se dedicou ao estudo da Filosofia e da História Natural.
Visualizar

Charles Marie de La Condamine na Amazônia

Artigo escrito por Anisio Jobim, publicado em O Jornal, 11 de julho de 1948, sobre Charles Marie De La Condamine, um dos sábios mais festejados na Europa.
Visualizar

Aspectos de Barreirinha

Guardo de Barreirinha uma lembrança vaga, apenas estive no porto dessa acanhada cidade uma hora, o tempo dos companheiros subirem o barranco para uma visita cordial a alguns moradores.
Visualizar

Gratificações aos Empregados Assalariados

A Papelaria Velho Lino e a empresa J.G. Araújo, gratificaram seus funcionários.
Visualizar

O Interventor Álvaro Maia

O Interventor Federal Álvaro Maia, autoriza o pedido de reintegração do antigo coletor de rendas estadual em Coari, João Batista de Carvalho.
Visualizar

Grêmio Literário Araújo Filho

Foi fundado na União dos Estudantes do Amazonas -UEA- o Grêmio Literário "Araújo Filho". Fazem parte do Grêmio os legítimos valores do Colégio Estadual do Amazonas e do Colégio D. Bosco.
Visualizar

Exames no Instituto de Educação

Segundo O Gazetilhas, uma fonte segura confirmou que o Interventor Federal, baixará um Ato antecipando os exames no Instituto de Educação para o mês de outubro.
Visualizar

Chefe de Polícia do Estado Solicita Afastamento

Em requerimento enviado ao Interventor Federal pelo dr. Paulo Marinho, chefe de Polícia do Estado, o mesmo solicita 90 dias de licença do cargo.
Visualizar

Doação para o Acervo da Biblioteca Pública

O Diretor da Biblioteca Pública do Estado do Amazonas, Genesino Braga, recebeu cerca de 10.000 livros para a reconstrução do acervo.
Visualizar

Presidente Getúlio Vargas

O Presidente Getúlio Vargas aprovou o parecer da D.A.S.P favorável ao Programa de Trabalhos organizados pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Visualizar

Falecimento de Antonio Lourenço Camelo Junior

Em destaque o falecimento de Antonio Lourenço Camelo Junior, amazonense e sócio da firma Camelo, Irmão e Companhia, aos 31 anos em Portugal.
Visualizar

Sem açúcar no município de Codajás

Na cidade de Codajás não existe açúcar e os regatões que por ali passam não querem vender esse artigo de primeira necessidade, afirma Gazetilhas.
Visualizar

Incêndio no Bairro de Constantinópolis

10 moradias foram incendiadas no bairro de Constantinópolis. Alguns moradores sofreram queimaduras de 2º grau.
Visualizar

Cientista Theodor Koch-Gruñberg

De todos os cientistas que percorreram a Hiléia Amazônica merece especial referência o doutor Theodor Koch-Gruñberg que faleceu em Vista Alegre no Rio Branco em 8 de outubro de 1924.
Visualizar

O médico José Francisco de Araújo Lima

O médico especializado em doenças tropicais na Faculdade de Medicina de Paris, José Francisco de Araújo Lima, nasceu no Pará mas, passou grande parte de sua vida no Amazonas.
Visualizar

Plínio Coelho Iniciou a Construção do Novo Amazonas

Agora o seu sucessor, professor Gilberto Mestrinho, prossegue no mesmo ritmo, revelando-se um cidadão inteiramente dedicado aos problemas de sua terra e de seu povo.
Visualizar

PTB Escolhe seu Candidato a Prefeitura de Barcelos

O jovem candidato falou ao redator da coluna Instantâneos Políticos, que viajará para o município para ativar sua candidatura.
Visualizar

Bancada UDN na Assembleia está “doente”

A bancada da UDN na Assembleia se licenciou para tratar da saúde e os três deputados foram substituídos pelos seus suplentes. Miranda Leão, Antenor Machado e Menandro Tapajós.
Visualizar

Prefeito Samuel Araújo da Silva assumirá Nova Olinda do Norte

Que o senhor Samuel Araújo da Silva, realize uma administração vitoriosa é o desejo de todos.
Visualizar

Governo constrói Casas Populares

O governo pretende construir "Casas Populares" que podem ser adquiridas por um preço razoável, atacando em cheio o problema da habitação.
Visualizar

Movimento Nacionalista Pró-Lott no Amazonas

O Movimento Nacionalista Pró-Lott no Amazonas visa levar o atual ministro da Guerra ao Palácio do Catete nas próximas eleições.
Visualizar

Antonio Augusto Sá Nogueira Preso em Fortaleza

Preso em Fortaleza, o chantagista, Antonio Augusto Sá Nogueira que se dizia ser deputado estadual e proprietário de um jornal que nunca existiu.
Visualizar

Em Manaus há escassez de alimentos

Os alimentos estão escassos em Manaus, o mercado negro cobra preços abusivos e o caboclo não tem meios para trazer o que planta.
Visualizar

A escassez de alimentos em Manaus

"O povo sofre, faminto, e procura encontrar, em alguma parte, os alimentos...". A escassez de alimentos em Manaus é de desolação e carestia.
Visualizar

Governo moralizador de Plínio Coelho

Quatro meses e dias nos separam do pleito municipal de outubro. Na capital e no Interior os grêmios políticos arregimentam suas força numa tomada de posição.
Visualizar

Nega Maluca e Gonçalo Marreteiro são os Nomes da Chapa do PSD

Estes dois nomes estão assegurados na disputa pela vaga de vereador de Manaus pelo Partido Social Democrático.
Visualizar

Enfermaria para menores

A Santa Casa de Misericórida pretende transformar a antiga ala de Serviço de Socorros de Urgência, em Enfermaria para menores com cerca de 40 leitos.
Visualizar

Asfaltamento das ruas de Manaus

Tupinambá Nogueira está providenciando a compra do material para asfaltar ruas de Manaus. Mas O Jornal pergunta: Como asfaltar se não são nem calçamentadas?
Visualizar

Eleição de Manuel Lins à Prefeitura de Fonte Boa

A possível eleição de Manuel Lins à prefeitura do município de Fonte Boa, pelo PTB, está sendo bem recebido por seu seu irmão, o deputado Belarmino Lins.
Visualizar

Policiais espancam civis indefesos

A Coluna O Jornal Comenta, denuncia que Todos os dias "estão se verificando cenas de espancamentos, por parte de policiais, contra civis indefesos".
Visualizar

Associação Amazonense de Imprensa

Com a gerência de Aristophano Antony há um prosseguimento dos trabalhos de construção da sede social da Associação Amazonense de Imprensa, afirma O Jornal.
Visualizar

Deixem os bumbás dançarem

Um medida policial pode impedir que os bumbás dancem nas ruas, devido a possíveis atritos entre os seus componentes ou perturbação da sossego público.
Visualizar

Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros

A Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra, é uma entidade que apoia os hansenianos de Paricatuba e Aleixo, presidida por damas da sociedade Amazonense.
Visualizar

Os festejos do Centenário de Manaus

A Firma Orofino, foi a empresa que fez o Obelisco em Comemoração do Centenário de Manaus. O Obelisco está localizado próximo ao Relógio Municipal no centro histórico de Manaus.
Visualizar

O Pobre Diabo das Colunas Pagas

O pobre diabo das colunas pagas e da volumosa pasta de couro cheia de produtos farmacêuticos revelou, afinal, a sua identidade, chama-se o Poggi de Figueiredo.
Visualizar

O Suposto Assalto à Imprensa Oficial

O dr. José Augusto Borborema em carta defendeu o senhor Mitridades Corrêa sobre o suposto assalto à Imprensa Oficial.
Visualizar

Não houve assalto à Imprensa Oficial

O suposto assalto que a Imprensa Oficial teria sofrido, segundo o periódico A Tarde, fora forjado pelo próprio diretor Mitridades Corrêa.
Visualizar

Reuniões dos líderes udenistas

Os líderes udenistas confabulam a toda hora, impedindo até o bom trabalho das repartições que funcionam no Palácio Rio Negro, Rio Branco e no Departamento de Educação.
Visualizar

O Cidadão e sua Função Pública

O cidadão não deve assumir posições vexatórias ao exercer funções públicas de destaque. Um exemplo seria comprar algo sem ter verba para isso.
Visualizar

Estreia do São Paulo Ballet no Teatro Amazonas

A principal casa de arte de Manaus, o Teatro Amazonas e um seleto público pode assistir a estreia do São Paulo Ballet em nossa cidade.
Visualizar

A Biblioteca Pública já abrigou a Assembleia Legislativa

Até agora, nem um móvel deu entrada na futura Sede do Legislativo Estadual e ninguém sabe explicar o que há de verdade sobre o assunto.
Visualizar

Coluna Notas Escolares Agradece as doações

No Gazetilhas do O Jornal, a Coluna Notas Escolares agradeceu as pessoas que fizeram donativos ao Grupo Escolar Carvalho Leal por ocasião da Semana da Pátria.
Visualizar

Centro Estudantil Plácido Serrano

O Presidente do Centro Estudantil Plácido Serrano convocou os ginasianos do Colégio Estadual do Amazonas para reunião do Centro Estudantil.
Visualizar

Fiscalização na Manaus Tramways

O dr. Edmundo Levy, delegado regional do Ministério do Trabalho, esteve nos escritórios da Manaus Tramways para fiscalizar os direitos dos empregados.
Visualizar

O ilustre dr. Waldemar Pedrosa

Reassumiu seu cargo de Procurador Regional da República, o senhor Waldemar Pedrosa.
Visualizar

Proibida a saída de sementes de Hevea

O Presidente da República proibiu por Decreto-Lei a saída de mudas, semente, estacas e partes vivas de plantas dos gêneros Hevea.
Visualizar

Falta de saneamento em Manaus

Além da falta de saneamento em Manaus, a falta de água também ocorre nas nas ruas Silva Ramos e Ferreira Pena, onde existe lama e mosquitos que atentam contra a saúde dos moradores.
Visualizar

Morador Reclama de Funcionário da Prefeitura

Um tratorista da Prefeitura tapou a única boca de lobo que escorria água servida da avenida Getúlio Vargas, causando o acúmulo de agua deixando um odor insuportável.
Visualizar

Pinacoteca doa Quadros para a Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Amazonas irá receber da Pinacoteca da Prefeitura valiosos quadros para comporem seu acervo.
Visualizar

Dorval Cruz o Novo Prefeito de Autazes

Esperamos que o novo prefeito saiba corresponder a confiança que foi depositada pelo governador do Amazonas.
Visualizar

Diretório do PST Será Instalado em Parintins

É mais uma força que se junta ao situacionista, para dar ao Amazonas e ao município de Parintins o progresso que merecem.
Visualizar

Política Itacoatiarense Perde Um dos Mais Influentes Líderes

O seu desaparecimento deixou profunda mágoa entre os correligionários e conterrâneos, entre os quais antes de ser considerado um líder, era um amigo dedicado.
Visualizar

Arlindo Porto e Renato Sousa Pinto Comandam na Assembleia

Arlindo Porto e Renato Sousa Pinto Comandam na Assembleia. Na oposição ainda não apareceu ninguém para compor a oposição.
Visualizar

Prefeito de Atalaia do Norte será Candidato em Benjamin Constant

Prefeito de Atalaia do Norte será Candidato em Benjamin Constant. O senhor Nelsonez Noronha já iniciou suas atividades.
Visualizar

PSD Apresentará Candidato a Prefeitura de Maués

Observadores credenciados, porém asseguram que é certo o sucesso de José Batista Michiles, nome respeitado para prefeitura da velha Mundurucânia.
Visualizar

Ney Rayol Presidente do PST é Candidato a Vereador em Manaus

Dizem os observadores que Ney Rayol, poderá concorrer ao cargo de Deputado Estadual e com grandes chances de vitória.
Visualizar

Gilberto Mestrinho Cumpre Amplo Programa de Trabalho

Mestrinho ainda não confirmou sua ida ao Rio de Janeiro. Continua à frente do Executivo e se for sair de Manaus, passará a chefia do Governo ao Deputado Josué Cláudio de Sousa.
Visualizar

Aspectos históricos de Barcelos

A denominação Barcelos obedecia a Ordens Régias, de reescreverem os apelidos indígenas e os substituir por nomes portugueses.
Visualizar

João Barbosa Rodrigues

Artigo escrito por Anísio Jobim fala sobre o botânico João Barbosa Rodrigues. O Amazonas, llhe deve reais serviços, por uma série de extraordinárias de pesquisas.
Visualizar

Aspectos de São Gabriel

Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre o município de São Gabriel, que foi uma antiga aldeia de indios bravios, difíceis de domar.
Visualizar

As viagens dos naturalistas ao Amazonas

Os estudos mais sérios sobre as Feições características da Planície Amazônica surgiram por causa das viagens dos naturalistas ao Amazonas.
Visualizar

Aspectos da cidade de Eirunepé

Anisio Jobim escreve sobre a origem do município de Eirunepé. Este importante município foi estabelecido no governo de Eduardo Ribeiro que lhe marcou os limites, indo até o Perú.
Visualizar

Agradecimento ao Desembargador Anisio Jobim

Artigo em agradecimento do povo Silvense ao desembargador Anisio Jobim pelo trabalho desenvolvido no município de Silves.
Visualizar

Campos do Puciarí e seus vastos campos férteis

Sobre os campos do Puciarí, que ficam situados entre o rio Madeira e o Purús, são pastagens naturais e constituem uma das melhores reservas para criação de gado.
Visualizar

A Cidade de Moura uma Cidade Morta

Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre a cidade de Moura, que desapareceu da organização político-social do Amazonas.
Visualizar

A grandeza da Planície Amazônica

A história geológica da planície amazônica descrita por Anisio Jobim. O que é verdade é que a bacia amazônica era de água doce e de água doce os seus fósseis, caiu por terra.
Visualizar

Os trabalhadores gráficos querem a aplicação da semana inglesa

Coluna O Jornal Comenta publicada em O Jornal no dia 30 de junho de 1946 sobre a indiferença da Prefeitura à aplicação da semana inglesa para os gráficos.
Visualizar

Grande gesto do Interventor Júlio Nery

O interventor Julio Nery obteve, junto aos poderes centrais, a concessão de verba destinada a fundar 28 escolas rurais no Amazonas.
Visualizar

A hora política no Amazonas

O cenário político no Amazonas têm sido repleto de acontecimentos definidores. Em "A hora política", a coluna O Jornal Comenta informa as últimas notícias.
Visualizar

Ruas e calçadas desamparadas de Manaus

As "ruas desamparadas" e as calçadas da cidade de Manaus têm sido novamente alvo de duras críticas da coluna O Jornal Comenta, pelo descaso dos governantes.
Visualizar

As reivindicações dos trabalhadores gráficos de Manaus

As reivindicações dos trabalhadores gráficos de Manaus que aguardam o Conselho Administrativo para que julgue seu pedido para ter horas livres do sábado à tarde.
Visualizar

Seringueiros que sofrem

O drama dos seringueiros que aportaram no Amazonas, que não possuíam conforto material, auxílio médico e que padeciam em benefício do progresso desta terra.
Visualizar

A falta dágua, problema antigo

O problema antigo da falta de água nos bairros da cidade de Manaus é debatido a duras críticas na coluna O Jornal Comenta.
Visualizar

Parque 10 de Novembro necessita de um telefone

O Parque 10 de Novembro, que é refúgio do manauara nos domingos ensolarados, possui um telefone danificado e a coluna O Jornal Comenta cobra resultados.
Visualizar

Departamento de Saúde Pública

O diretor do Departamento de Saúde Pública do Estado do Amazonas, declarou que será instalado um dispensário para tratamento de moléstias venéreas, com 30 leitos.
Visualizar

Surto de Febre Amarela no Amazonas em 1856

Em 1856, ocorreu um surto de febre amarela, transmitida por uma espécie de mosquito, em todo o Amazonas, atacando cerca de 70% da população.
Visualizar

Primeiras Exumações no Cemitério de São João Batista

Em novembro de 1903, 12 anos após sua inauguração, ocorreram as primeiras exumações no cemitério Municipal de São João Batista.
Visualizar

A Formação Territorial do Amazonas começou com Pedro Teixeira

A formação territorial do Amazonas começou depois da grande penetração do intrépido bandeirante Pedro Teixeira, ligando Belém a Quito.
Visualizar

O 1º Batalhão de Infantaria do Amazonas na Guerra de Canudos

Com o efetivo de 219 praças e 24 oficiais, retornaram a Manaus, após brilhante atuação, contra os fanáticos de Antônio Conselheiro.
Visualizar

O Primeiro Governador do Amazonas: Augusto Ximeno de Vileroy

Em 2 de novembro de 1890 Vileroy passa o cargo para o também tenente e engenheiro Eduardo Gonçalves Ribeiro, seu oficial de gabinete e diretor das Obras Públicas.
Visualizar

Município de Carauari já se chamou Xibauá

Foi na administração do governador Jonathas Pedrosa em 1913, que o município de Xibauá recebeu o nome de Carauari e também foi por ele autorizado a realização da demarcação dos limites.
Visualizar

Codajás e Coari Foram Elevadas a Categoria de Vilas

A lei nº 287, de 1 de maio de 1874, no governo de Domingos Monteiro Peixoto, elevou as freguesias de Codajás e Coari à categoria de vilas com as mesmas denominações.
Visualizar

Chefe Índio Ajuricaba Aprisionado pelos Portugueses em 1927

O chefe indígena Ajuricaba ou Aiuricáua, após ser aprisionado pelos portugueses, se atira acorrentado nas águas do rio Negro para fugir da prisão.
Visualizar

Padre Samuel Fritz o Apóstolo do Amazonas

Foi atribuído ao Padre Samuel Fritz, como o Apóstolo do Amazonas. Fritz foi superior das Missões de Maynas e dedicou 40 anos dos 71 de vida, dedicados as missões amazônicas.
Visualizar

O aumento dos ordenados

M. J. Antunes diz que é "engraçado o modo de ver das pessoas que são contra o aumento de ordenados" e pede que "fiquem calados".
Visualizar

Asilo de mendicidade doutor Thomas

Destaque para descaso com o "Asilo de Mendicidade Dr. Thomas". Houve promessa do Banco de Crédito da Borracha para melhorias no local mas não se concretizaram.
Visualizar

Sindicato dos Empregados no Comércio

A luta do Sindicato dos Empregados no Comércio do Amazonas, para que seja concedido aumento dos vencimentos salariais a essa classe.
Visualizar

A polêmica de Frei Thimoteo de Porangaba

A atitude do Frei Thimoteo Porangaba está equivocada ao atacar instituições religiosas no programa "Hora Católica" ao invés de pregar.
Visualizar

O aumento no custo de vida

O aumento do custo de vida na cidade de Manaus é um dos problemas enfrentados pelos comerciários que trabalham no centra da capital.
Visualizar

Ex-Interventor Federal, Álvaro Maia

Álvaro Maia, ex-interventor federal do Estado do Amazonas, disse "assumir plena responsabilidade dos atos praticados" pelos companheiros de administração.
Visualizar

Escola para crianças pobres

M. J. Antunes aborda em sua coluna sobre a educação de crianças pobres e como os pais fazem para comprar os materiais didáticos de seus filhos.
Visualizar

A falta de hotéis em Manaus

O proprietário do Grande Hotel procurou D. Aldina Bastos, dona da mais confortável pensão de Manaus, para uma possível parceria. Falta hotéis em Manaus.
Visualizar

Gêneros de primeira necessidade

O aumento excessivo dos impostos sobre os gêneros de primeira necessidade das mercadorias em Manaus e dos "lucros extraordinários" do governo.
Visualizar

As gralhas Jornalísticas nos Periódicos de Manaus

Nem mesmo D. Pedro II escapou das gralhas, ao sofrer um pequeno acidente, torceu o pé. Dias depois o jornal ao invés de dizer que ele havia usado muletas para se mover, disse mulatas.
Visualizar

A Imperdoável Traição de Judas

Todos os cristãos sabem o que sucedeu quando o Redentor morreu pregado ao humilhante e tosco madeiro. A humanidade não esquece, por impossível, esse episódio secular.
Visualizar

Agremiações Políticas Disputam a Presidência do Brasil

Estas são as Agremiações que disputarão as eleições para Presidente do Brasil: UDN com Carlos Lacerda, PTB com candidato próprio.
Visualizar

A Carta Magna do Amazonas se deu na Constituinte

Andei um tempo, já se vão dois decênios que se perdem mas brumas da distância, fantasiado de deputado. Foi na Constituinte, que se deu ao Amazonas a atual Carta Magna.
Visualizar

Fundação da Associação Amazonense de Imprensa

A data de 10 de abril foi marcada para a Instalação definitiva da Associação Amazonense de Imprensa. Álvaro Maia apoiou moral e materialmente e presidiu a eleição da primeira diretoria.
Visualizar

General Mourão Filho Verdadeiro Chefe Militar da Revolução

Se outros generais tramavam, com as maiorias cautelas, os revolucionários que já estavam em ação, dispostos a enfrentar perigos e reações, ignoravam inteiramente.
Visualizar

Judiciário e Legislativo anulam os Atos Revolucionários

Pensamos, igualmente, no papel, que representaram nos numerosos inquéritos feitos em todo o país, bacharéis e militares de várias patentes, do Exército, notadamente, incumbidos dos IPM.
Visualizar

Harmonia Entre os Três Poderes da República

É o Executivo que predomina sempre, sem dúvida por ser o guardião das finanças, destas dependendo, portanto, os dois outros órgãos, para o seu funcionamento normal.
Visualizar

Leonel Brizola Agitador Incorrigível

Colhido de surpresa pela revolução, Leonel Brizola viaja para Porto Alegre, onde pensava organizar a reação. E tentou de fato, chefiá-la.
Visualizar

Aspectos do município de Lábrea

Anisio Jobim foi incumbido de realizar um inquérito judiciário em Lábrea. A viagem era longa, fadigante pelo Rio Purús que só conhecia por leituras.
Visualizar

Maués a pátria do Guaraná

Anisio Jobim escreve sobre a cidade de Maués, antes denominada Luséa. O nome não persistiu e ao ser elevada a vila é denominada Maués.
Visualizar

Rio Madeira: O Salto do Teotonio

"O salto do Teotonio", foi nomeado em homenagem ao bacharel Teotonio da Silva Gusmão, que apoiava a livre navegação no rio Madeira.
Visualizar

Da capital Manaus ao remoto Javari

As distâncias no Amazonas são astronômicas sem contar com os fatores que concorrem para fazer com que as viagens se tornem demoradas, obrigando até as embarcações a parar.
Visualizar

O balneário do Parque 10 de novembro

Anisio Jobim aborda sobre o Balneário do Parque 10 de Novembro onde destaca que o mesmo precisa de cuidados por parte dos governantes e público em geral.
Visualizar

Associação da Imprensa do Amazonas

A Associação da Imprensa do Amazonas precisa de fazer um grande movimento para obter recursos com que concluir a construção de seu prédio.
Visualizar

Grave Problema Convoca o Legislativo do Estado

Em estudo tão difícil, desta natureza, é de bom método indagar primeiramente se a Assembleia Legislativa do Estado tem poderes, tem a faculdade de interromper as leis da Câmara.
Visualizar

Exercer a Justiça como um sacerdócio

Anísio Jobim comenta sobre sua passagem pelo Tribunal de Justiça, o comportamento dos magistrados e o respeito que o mesmo tem pela justiça.
Visualizar

O falecimento do escritor Benjamin Lima

Anisio Jobim escreve sobre a perda que a Academia Amazonense de Letras e o Brasil tiveram com o falecimento do escritor Benjamim Lima.
Visualizar

Revista do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas

O Instituto Geográfico e Histórico (IGHA), mesmo passando por dificuldades financeiras, criou a Revista do IGHA, que seria o depositário de suas atividades culturais.
Visualizar

Arlindo Porto Vai a Urucurituba Ajudar Seus Correligionários

Em visita ao município de Urucurituba, Arlindo Porto, levará apoio aos seus correligionários que participarão da eleição para prefeitura.
Visualizar

Movimento em Favor da Autonomia do Município de Manaus

Cresce o movimento em favor da autonomia do município de Manaus.
Visualizar

A atuação de Arlindo Porto

Mesmo sendo provocado Arlindo Porto não muda sua linha de conduta, permanecendo com serenidade no seu posto de líder da bancada trabalhista.
Visualizar

Pleito de Outubro Promete Animação com os Líderes

Os representantes do povo irão sair do Palácio Rui Barbosa rumo ao interior do Amazonas em busca da vitória nas urnas.
Visualizar

Constituição Reafirmação da Democracia

O que a revolução nos assegurou, ou deixou de nos assegurar, enseja no julgamento popular conceitos nem sempre justos, embora discutíveis, sobre benefícios e suas falhas lamentáveis.
Visualizar

Autorização de Jânio Quadros para Legitimar Sua Candidatura

Jânio Quadros, que está em visita ao Japão, enviou telegrama ao sr. Quintanilha Ribeiro confirmando sua candidatura à presidente da República.
Visualizar

O Silêncio de Washington Luís no Exílio

A dignidade do veterano estadista o exaltava, portanto, cada vez mais. Nesse mutismo se conservou sempre, esquivando-se as perguntas sobre a política do Brasil.
Visualizar

Arthur Virgílio Filho fez duras críticas a Ranieri Mazzili

O discurso do Deputado Federal Arthur Virgílio Filho, representante amazonense foi bem recebido entre os parlamentares de todos os partidos.
Visualizar

Magalhães Júnior Procura Ofuscar a Vida e Obra de Ruy Barbosa

O escritor cearense colecionou tudo quanto de perverso se escreveu sobre a personalidade ímpar do grande brasileiro, a fim de situá-lo mal no conceito popular.
Visualizar

Núcleo Trabalhista na Ilha Afonso de Carvalho

O nome do município de Nhamundá deu-se pelo nome do rio que banha a cidade, o rio Nhamundá, que por sua vez foi originário da tribo dos índios Jamundás.
Visualizar

A Eleição de Faria Lima em São Paulo

A prova disso é que os candidatos apoiados pelo PSD, UDN, PTB e PSP, não lograram votações estimáveis, não tivera, como seria de esperar, sufrágios condignos.
Visualizar

Diretório do PTB de Parintins é Reestruturado

Acaba de ser reestruturado, segundo comunicação recebida pelo redator da coluna, o Diretório do PTB de Parintins, que tem como presidente de honra o ex-deputado Sousa Filho.
Visualizar

Declarações do Marechal Castelo Branco sobre a Revolução

As afirmativas do Marechal Castelo Branco e de seus ministros foram, realmente, confortadoras e oportunas.
Visualizar

Torcida do Nacional Presta Homenagem a Plínio Coelho

A grande torcida que compareceu ao Parque Amazonense para prestigiar o Nacional Futebol Clube, o mais querido, que venceu o Clube do Remo, prestou homenagem ao governador Plínio Coelho.
Visualizar

A Retração Bancária no Comércio de Manaus

Já é notória a falta de dinheiro e retirá-lo dos estabelecimentos bancários, somente conseguem aqueles que possuem gabarito e patrimônio que garanta a operação.
Visualizar

Djalma Passos e Raimundo Seixas Vão ao Município de Barreirinha

Acontece que esses partidos, PSD e UDN, em Barreirinha tradicionalmente lutam em campos opostos nas campanhas municipais.
Visualizar

Secretário da União Democrática Nacional

O periódico A Tarde abordou a suposta renúncia do Deputado Júlio de Carvalho Filho ao cargo de Secretário da União Democrática Nacional.
Visualizar

Eleição para Presidente da República em 1966

Se, realmente, o povo chegar a ser chamado para escolher o futuro dirigente do país, dentro das exigências impostas pela Nova Lei Eleitoral.
Visualizar

As atitudes de Antóvila Mourão Vieira

Após ser eleito pela União Democrática Nacional, a UDN, Antóvila Mourão não mostra nenhum tipo de interesse pelos problemas do Amazonas.
Visualizar

Rua Marquês de Santa Cruz

A Prefeitura de Manaus deu início ao trabalho de recomposição do calçamento da rua Marquês de Santa Cruz que estava em péssimo estado.
Visualizar

General do Exército Brasileiro Pery Beviláqua

Esse general Pery Beviláqua, de quem tanto falam os jornais, é uma das personalidades mais altivas do Exército Brasileiro.
Visualizar

As táticas do Deputado Antóvila Mourão Vieira

O Deputado Antóvila Mourão Vieira mudou sua tática e não utilizará a tática da intriga para se projetar no cenário político amazonense.
Visualizar

Chaves Ribeiro pode deixar a Prefeitura

Se comenta nos meios políticos, sobre a substituição do sr. Chaves Ribeiro pelo sr. Pedro Cordeiro de Melo na Prefeitura Municipal de Manaus.
Visualizar

As Campanhas Políticas no Brasil sempre partem para os insultos

Os candidatos e seus "camelots" bem como os pasquineiros que fariam Aretino corar de vergonha, se não descuram de falar, com insistência em Democracia e Liberdade.
Visualizar

Áureos tempos da borracha

É diário o então aumento do registro de casos de furto e assalto à propriedade em Manaus. Nos áureos tempos da borracha isto não ocorria. Jornal A Gazeta, 29 de janeiro de 1949.  
Visualizar

Turistas de São Paulo no Amazonas

A viagem à região Amazônica para sermos sinceros podemos oferecer uma coisa, as belas paisagens, os aspectos primitivos, as flores silvestres e o Teatro Amazonas e suas lindas pinturas.
Visualizar

O traçado da Ponte de São Raimundo

Dizem que que a ponte não resolve o problema da ligação com a cidade. Enquanto o leito das estradas estiverem em boas condições a dificuldade será menor.
Visualizar

O Primeiro Aniversário da Revolução de 1964

O Governo Revolucionário, segundo se afirma, continua interessado em conter a inflação que tanto tem aviltado a nossa moeda
Visualizar

Falta de Luz Elétrica em Manaus

As usinas de energia elétrica voltarão a sua normalidade de funcionamento e o motivo almejado para as desculpas desaparecerá com a claridade habitaual das boas escolhas.
Visualizar

Gratificação pela Captura da Escrava Angelina

Nuno Alves Pereira de Melo Cardoso, [...] prometia gratificar a quem capturasse sua escrava Angelina, de 25 anos presumíveis, que fugira, em estado de gravidez bem adiantado.
Visualizar

Amazonas Mandou 1500 Soldados à Guerra do Paraguai

Retornaram a Manaus em 25 de julho de 1870, 55 sobreviventes dos 1500 soldados amazonenses que foram enviados para a Guerra do Paraguai.
Visualizar

Vila Bela da Imperatriz é elevada a Categoria de Cidade

A antiga Vila Bela da Imperatriz, passou a se chamar Cidade de Parintins, na administração do Presidente da Província Sátyro de Oliveira Dias, em 30 de outubro de 1880.
Visualizar

Atlético Rio Negro Clube

Reunião da Assembleia Geral do Atlético Rio Negro Clube, realizada em seu esplendoroso salão dos espelhos, que estava repleto de sócios da agremiação desportiva.
Visualizar

Criação do Diário Oficial do Amazonas

Segundo o decreto nº 1, de 31 de agosto de 1892, foi criado a Imprensa Oficial, que recebeu o nome de Diário Oficial do Estado do Amazonas.
Visualizar

Imigração Japonesa no Amazonas

No Diário Oficial de 12 de março de 1927 foi publicado o contrato de opção para a introdução dos Imigrantes Japoneses no Amazonas.
Visualizar

Manaus foi Intensamente Bombardeada por Forças Federais

No governo de Antonio Clemente Ribeiro Bittencourt, a cidade de Manaus foi duramente bombardeada em 8 de outubro de 1910, por forças federais.
Visualizar

Palácio Rio Negro foi Comprado pelo Governador Pedro Bacellar

O Palácio Rio Negro, antiga residência de Waldemar Scholz, considerado o "barão da borracha", foi adquirido pelo governador Pedro de Alcântara Bacelar, por Cr$ 200.000,00.
Visualizar

“CINCO DE SETEMBRO” o Primeiro Jornal a Circular no Amazonas

O Cinco de Setembro foi o primeiro jornal impresso a circular em terras amazonenses. Criado em 3 de maio de 1851, logo após a Criação da Província, mudou de nome para Estrella do Amazonas.
Visualizar

Tenreiro Aranha foi o 1º Presidente da Província do Amazonas

Seu governo foi de 1 de janeiro de 1852 e a 27 de junho do mesmo ano.
Visualizar

Último Presidente da Província do Amazonas

O Barão do Solimões, Manoel Francisco Machado, que foi o Último Presidente da Província do Amazonas foi considerado um erudita.
Visualizar

Os marchantes de Manaus

Foi suspensa a matança dos rebanhos do Baixo Amazonas, que alimentavam a população manauara. Permitindo o revesamento da produção nos campos ribeirinhos.
Visualizar

Serviço Nacional de Recenseamento

Segundo Giorgio Mortara, do Serviço Nacional de Recenseamento, Em 1º de janeiro de 1945, o Brasil possuía 45.300.00 habitantes, o Amazonas 469.567 habitantes e a região Norte 1.637.960.
Visualizar

Companhia de Comédia Alma Flora

A Companhia de Comédia Alma Flora, se apresentou no Templo resplandecente do Teatro Amazonas, brindando-nos com suas notáveis peças.
Visualizar

Caminhões do Serviço de Limpeza Pública

Segundo nota no Gazetilhas, o Prefeito Couto Vale adquiriu no Estado do Rio de janeiro dois caminhões que serão usados no Serviço de Limpeza Pública de Manaus.
Visualizar

Candidatos ao governo no Amazonas

Surgem cogitações sobre os possíveis interventores concorrerem como candidatos ao governo, entre eles, figuram o nome do sr. Júlio Nery.
Visualizar

Educandários de Manaus

Pais de alunos reclamam da exploração nos Educandários de Manaus, principalmente em internatos, que cobram preços abusivos além da mensalidade.
Visualizar

Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos

Irineu Francisco da Silva foi readmitido na função de rádio-telegrafista da Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos do Amazonas e Acre.
Visualizar

Aumento no preço do açúcar

Em reunião com os grandes comerciantes do Amazonas, na Associação Comercial do Amazonas, foi debatido o aumento de um cruzeiro no preço do açúcar refinado.
Visualizar

Juiz Tutelar de menores de Manaus

Foi baixado uma Portaria pelo dr. Arnoldo Peres, Juiz Tutelar de menores, censurando dois vigilantes por terem sido vistos bebendo num cabaré na capital.
Visualizar

Batalha Naval de Riachuelo

O Brasil em comemoração ao feito naval de Riachuelo e relembra os feitos heroicos de Barroso e Greenhalgh que ficaram na história.
Visualizar

A falta de trigo em Manaus

A carência de pão em Manaus tem atingido toda a população. A causa é falta de trigo que provem da Argentina.
Visualizar

Sociedade Beneficente Portuguesa

Introduza em seus Estatutos, da Sociedade Beneficente Portuguesa, artigo proibitivo da admissão de sócios brasileiros natos ou naturalizados.
Visualizar

Biblioteca Pública do Estado

Milhares de volumes preciosos foram doados para a Biblioteca Pública do Estado. As doações ocorreram por causa do incêndio que acometeu a Biblioteca na madrugada do dia 22 de agosto.
Visualizar

Prefeito de Manaus Couto Vale

A Coluna Gazetilhas informou aos leitores que o Prefeito Couto Vale dispensará o pagamento de impostos daqueles que pretender pintar as fachadas dos prédios da cidade.
Visualizar

Departamento de Educação e Cultura

O Departamento de Educação e Cultura do Estado do Amazonas solicita a presença dos alunos que desejam matricularem-se nas escolas e grupos escolares.
Visualizar

Escola Agronômica da Amazônia

Foi criada a Escola Agronômica da Amazônia por influência de Felisberto de Camargo, diretor do Instituto Agronômico do Norte.
Visualizar

O mestre Agnello Bittencourt

Com o título "Interesses do Estado", que Agnelo Bittencourt escreveu para o jornal A Tarde, M. J. Antunes discorda do "mestre" em sua coluna.
Visualizar

Serviço de abastecimento de água

"Até o presente momento não apareceu o culpado pelo estado em que se encontra o serviço de abastecimento dágua à cidade". Coluna escrita por M. J. Antunes.
Visualizar

Os trabalhadores dos seringais

Os trabalhadores dos seringais, tão esquecidos, tiveram uma grata surpresa. O presidente extinguiu duas organizações que tantos males causaram.
Visualizar

As dificuldades da população de Manaus

As dificuldades da população é discutida no artigo de M.J Antunes. No artigo, o prefeito era visto como a esperança do povo de Manaus.
Visualizar

Código de Posturas de Manaus

Surpreendeu-se a população dos nossos subúrbios com a nova ordem do sr. prefeito municipal de proibição imposta pelo Código de Posturas.
Visualizar

Estivadores da Manaus Harbour

Os estivadores da Manaus Haurbour estão pleitiando um aumento de salário, almejam vencimentos maiores. Pois lidam de sol a sol com o peso dos fardos.
Visualizar

Irmã siamês da Tramways

A organização estadual, verdadeira irmã siamês da Tramways nada faz pelo povo e os abusos da companhia estranheira continuam.
Visualizar

A Prefeitura e a carne verde

O Jornal fala sobre o problema enfrentado pela população por causa do aumento de preço da carne de boi e da incompetência da prefeitura em não administrar o abastecimento na cidade.
Visualizar

Presidente Getúlio Vargas

Discussões sobre a situação do presidente Getúlio Vargas. Novamente na história partidária, diante de uma grande interrrogação. O Jornal em 05 de junho de 1946.
Visualizar

Incêndio na Lojas Brasileiras

Há vinte anos atrás um Incêndio, onde se localiza a Lojas Brasileiras no centro de Manaus, deixou somente as paredes de pé. Lá funcionava a Loja de Modas feminina Madame Marie.
Visualizar

Incêndio destrói a Biblioteca Pública do Amazonas

Na madrugada do dia 22 de agosto de 1945, um incêndio destruiu a Biblioteca Pública do Amazonas, sobrando somente 60 livros de seu acervo.
Visualizar

VEJA MAIS